Artes/cultura
02/08/2024 às 16:00•2 min de leituraAtualizado em 02/08/2024 às 16:00
Nesta quinta-feira, 1º de agosto de 2024, atingimos o Overshoot Day, ou Dia da Sobrecarga da Terra. Isso significa que gastamos até hoje todo o orçamento de recursos naturais que o planeta é capaz de regenerar em um ano. Ou seja, a partir de sexta-feira, estaremos usando os recursos do ano que vem, em um perigoso "saldo devedor" ambiental.
Calculado e divulgado publicamente desde 2006 pela organização internacional de pesquisa Global Footprint Network, o índice se tornou uma espécie de alerta para promover a sustentabilidade do planeta, e sugerir ferramentas de gerenciamento responsável dos recursos naturais.
Em 2024, o dia da sobrecarga chegou um dia mais cedo do que no ano passado, o que significa que a demanda por recursos naturais e a pegada ecológica global foram maiores que do que a capacidade da Terra em repô-los. Isso pode ter ocorrido por diversos fatores, como crescimento populacional, aumento do consumo per capita e uso abusivo dos recursos.
Em seu site, a ONG portuguesa Zero — Associação Sistema Terrestre Sustentável, explica que o dia da sobrecarga "é calculado dividindo a biocapacidade do planeta, a quantidade de recursos naturais que a Terra consegue gerar num ano, pela pegada ecológica da humanidade, o uso de recursos que faz durante um ano".
Tanto a biocapacidade do planeta (capacidade de os ecossistemas regenerarem recursos naturais e absorverem resíduos da atividade humana), quando a pegada ecológica da humanidade (demanda por recursos naturais e serviços ecológicos), são medidas em hectares globais (gha).
Depois esse resultado, baseado no uso de terras agrícolas, pastagens, áreas florestais, áreas de pesca, e a absorção de carbono, é multiplicado por 365 para determinar em qual dia do ano a humanidade irá esgotar os recursos disponíveis para aquele período. Quando a pegada ecológica é maior do que a biocapacidade, a humanidade está usando o seu oneroso "cheque especial" de vida.
Dentro da iniciativa #MoveTheDate, a Global Footprint Network garante que é possível reduzir o uso do saldo ambiental com algumas mudanças quotidianas. Se você quiser, pode até mesmo medir o seu impacto ambiental pessoal por meio de uma calculadora do site.
Veja algumas dicas: