Estudo revela que as lágrimas mudam de acordo com nosso estado de espírito

14/05/2014 às 05:102 min de leitura

Você já parou para pensar sobre as lágrimas? Acha que isso pode ser perda de tempo, pois todas as lágrimas são iguais? Aparentemente, pode até ser, mas, estudando a fundo sobre isso, você verá que está completamente enganado. Através de um microscópio, é possível afirmar que as lágrimas mudam de acordo com o nosso humor.

Tudo começou em um dia no qual Rose-Lynn Fisher passou por um momento de reflexão e ficou pensando se havia diferença entre lágrimas de tristeza, lágrimas de alegria e até mesmo aquelas lágrimas produzidas quando cortamos cebola, por exemplo. Ela resolveu investir no estudo e descobriu coisas muito interessantes sobre as lágrimas.

A Topografia das Lágrimas

O projeto de Rose-Lynn passou a chamar-se A Topografia das Lágrimas (original: The Topography of Tears). Através dele, ela estudou 100 lágrimas diferentes e descobriu que existem muitas diferenças nas lágrimas de acordo com o nosso sentimento. Cada gota de lágrima carrega um microcosmo de experiência humana.

Com a ajuda de Joseph Stromberg, da Faculdade de Artes e Ciência de Smithsonian, Fisher tomou conhecimento de que existem três tipos principais de lágrimas: basais (aquelas que o corpo produz para lubrificar os olhos), reflexivas e psíquicas (desencadeada por emoções). Todas elas carregam substâncias orgânicas, incluindo óleos, anticorpos e enzimas.

Lágrimas emocionais são carregadas de hormônios à base de proteínas, incluindo o neurotransmissor leucina encefalina, que é o responsável pelo analgésico natural que é liberado quando choramos por estarmos estressados. Da mesma forma, as lágrimas psíquicas também podem ser muito diferentes.

Vistas sob um microscópio, as lágrimas apresentam cristalizações únicas que levam a diferentes formas e variam conforme a química, a viscosidade, o lugar, a taxa de evaporação e as configurações do microscópio, segundo Rose-Lynn. Portanto, assim como as impressões digitais, não existe uma lágrima igual à outra.

Lágrimas de quando choramos de rir

Rose-Lynn Fisher (07)

Lágrimas de tristeza

Lágrimas de cebola

Lágrimas basais

Lágrimas de esperança

Lágrimas de alegria em um momento liminar

Lágrimas de recordação

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: