Enem 2022: 7 pontos essenciais para uma revisão completa

04/11/2022 às 13:033 min de leitura

Faltam poucos dias para a realização do Enem 2022, um exame aguardado com bastante expectativa pelos milhares de candidatos que se inscreveram para a avaliação e que permite o ingresso em diversas universidades espalhadas por todo o país. 

No modelo atual de prova, realizado em 13 e 20 de novembro, é exigido do vestibulando uma boa capacidade de concentração. No primeiro dia, os alunos devem elaborar uma Redação, além de realizar a prova das disciplinas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Já no segundo dia, os estudantes terão as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Estudar on-line pode ser uma excelente forma de revisar os principais conteúdos cobrados no Enem e demais vestibulares. (Fonte: Shutterstock)Estudar on-line pode ser uma excelente forma de revisar os principais conteúdos cobrados no Enem e demais vestibulares. (Fonte: Shutterstock)

Agora, pode ser mais difícil manter a calma na hora de estudar. Por isso, é importante adotar algumas técnicas para otimizar a rotina e desenvolver maior segurança, como fazer questões de anos anteriores e garantir uma maior familiaridade com o modelo de prova. Além disso, uma boa revisão é essencial para fixar os principais conteúdos. Mas, afinal, quais os pontos que não podem ficar de fora na revisão final para a prova?

Para ajudar nessa tarefa, os professores da Plataforma Professor Ferretto, um canal online que foca na preparação para o Enem e vestibulares, listam quais os pontos importantes para relembrar antes da prova, para cada disciplina. Confira agora:

Matemática

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Para o professor de Matemática e fundador da Plataforma Daniel Ferretto, é necessário dominar o básico da disciplina, principalmente no assunto que é o mais abordado: a geometria plana.

“Na Matemática básica encontramos as expressões numéricas, múltiplos, divisores, MDC e MMC, operações básicas com polinômios, frações, decimais e dízimas, e a notação científica, conteúdos estudados no ensino fundamental. Também se destaca a geometria plana, o estudo das figuras sem volume, com o cálculo de suas respectivas áreas e perímetros. Esses dois pontos são bastante frequentes na prova do Enem”, comenta. 

Química

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Para o professor Michel Arthaud, para conseguir fazer uma boa prova, o candidato tem que conhecer bem os conceitos básicos da Química. “A tabela periódica é de suma importância para que, antes da prova, o aluno consiga fazer uma revisão, lembrando das siglas e seus significados. Outros pontos que se destacam para a revisão são os conceitos do corpo, energia, matéria, substância, sistema e objeto”, recomenda o professor. 

Física

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Já na Física, um ponto que merece atenção é a eletrodinâmica - o estudo sobre o movimento de cargas elétricas, no qual a movimentação é atingida quando há uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um meio condutor. “A resistência do meio condutor é a propriedade física que calcula a facilidade em que uma corrente elétrica é conduzida em seu interior”, explica André Coelho, professor de Física. 

Biologia

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A Biologia é o estudo dos seres vivos, é a ciência que estuda a vida dos seres em seus mais variados aspectos, compreendendo diversos fatores.

O docente de Biologia, Flávio Landim, explica: “Um exemplo para a vida dos seres vivos é o funcionamento dos organismos, observando a relação com o processo de evolução. A ecologia é a ciência que nos permite compreender como os seres vivos se relacionam um com o outro, no ambiente que vivem. É importante para o Enem ter a compreensão da importância de cada espécie do planeta, e de como há uma influência na distribuição e abundância das diferentes espécies”, resume ele. 

História

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Nessa disciplina, há muitos conteúdos para se estudar, porém, para a revisão antes da prova, um ponto para ser ressaltado é a formação dos estados modernos. “O Estado Moderno ocorreu com o fim do Feudalismo na Europa e o advento da burguesia e do sistema capitalista, que ocorreu por volta do século XV. Sendo um tipo de organização política, estudar e entender esse assunto é fundamental." esclarece Pedro Rennó, professor de História. 

Geografia

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A matéria estuda os elementos físicos, biológicos e humanos e tem como objetivo compreender a relação do ser humano com o meio ambiente, as relações climáticas e as características do espaço geográfico.

O docente Alexandre Groth, pontua: “Vale ressaltar que o estudo do meio ambiente para a revisão de prova é de extrema importância, pois é o conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que cerca os seres vivos, os influenciando e sendo influenciados”, ensina ele. 

Língua Portuguesa

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Na área dos estudos de Humanas da prova do Enem, um dos pontos que se destaca e que merece destaque ao fazer a revisão final é a vírgula, além das variações e funções da linguagem e também da conotação e denotação. 

Segundo o professor de Redação, João Filho, "a pontuação é umas das regras fundamentais para conseguir entender e desenvolver o texto, pois é colocada nas frases todas as vezes que realizamos uma pausa na fala”. 

Já em relação às variações, é preciso ter em mente que a língua evolui e varia no tempo, mudando de contexto para contexto. “Se a língua escrita é obediente à norma padrão, a língua falada é obediente à lei do menor esforço, e as funções da linguagem estão associadas aos elementos da comunicação”, explica o professor. 

Segundo ele, a conotação é a palavra “empregada em seu sentido figurado, metafórico, literário, e está presente em textos literários, poemas, crônicas, romances, contos e novelas”. Já a denotação é a palavra “empregada em sentido literal, sendo presente em textos jornalísticos, técnicos, acadêmicos e científicos”.


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: