Seja o primeiro a compartilhar

Por que todo Francisco é chamado de Chico?

Alguns nomes próprios dão a impressão de virem já com um apelido embutido. É o caso de crianças registradas com o nome Francisco, que quase certamente serão chamadas de "Chico" em alguma fase da vida.  

Mas de onde surgiu este apelido? Contamos a resposta neste texto.

A origem do nome Francisco

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O nome Francisco vem do latim Franciscus que, por sua vez, vem do nome germânico Frank. A palavra, na verdade, une Franco (que quer dizer "livre") e o sufixo isk, que é usado para denotar a nacionalidade de alguém. Juntando tudo, Francisco quer dizer "francês livre".

O nome surgiu no século XIII, com um homem italiano nascido na cidade de Assis. Quando seu filho nasceu, ele, que era um admirador da França, resolveu colocar o nome do filho de "Francesco". A criança cresceu e se tornou ninguém menos que São Francisco de Assis, o fundador da Ordem Franciscana e santo conhecido por sua humildade e por seu amor aos animais.

Mas engana-se quem pensa que todo Francisco é Chico. Na verdade, este apelido só é comum no Brasil e no Paraguai, e significa "pequeno". Em outros países de língua espanhola, Francisco costuma ganhar o apelido de Paco ou Paquito. Já na Itália, as pessoas de nome Francesco podem ser apelidadas carinhosamente de Franco. No francês, o nome aparece pela variante de François (ou Françoise, no caso das mulheres).

A razão do surgimento de Chico é etimológica. Nas línguas oriundas do tupi-guarani, há algumas consoantes que não existem. Por isso, os povos indígenas não conseguiam pronunciar Francisco. Quando os jesuítas levaram a imagem de São Francisco de Assis até eles, acabavam se enrolando e falando "São Chico", o que acabou pegando.

Leia também: Por que tantos brasileiros têm o mesmo sobrenome?

Outros usos do termo "chico"

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Mas, além de ser apelido para Francisco, Chico também adquiriu diferentes significados na cultura. Uma forma popular, que parece estar caindo em desuso, é se referir à menstruação como "ficar de chico". Assim, uma mulher que estivesse menstruada estaria "de chico".

Nem todo mundo sabe a origem dessa expressão com esse sentido, mas vale saber que ela não é positiva. No português europeu falado em Portugal, que foi onde nasceu esse uso, "chico" é um sinônimo de porco. É daí, por exemplo, que nasce a palavra "chiqueiro".

Ou seja, a expressão "estar de chico" remete a uma ideia ancestral de que o período menstrual da mulher era considerado sujo, e posto com um impedimento para as relações sexuais. A razão desse pensamento tem a ver com os dogmas preconizados pela Igreja Católica, que desencorajava qualquer atividade sexual que não fosse para a reprodução.

Assim, ao fazer circular a ideia de que mulheres menstruadas eram sujas, além de desestimular o sexo, difundia-se a percepção de uma concepção bastante nociva quanto ao corpo feminino como algo inferior e poluído em relação aos homens. Melhor, então, permanecer com o Chico de Francisco mesmo.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.