Qual era a expectativa de vida dos dinossauros?

09/12/2023 às 06:002 min de leitura

Grandes ou pequenos, herbívoros ou carnívoros, a verdade é que os dinossauros um dia já dominaram a Terra e tomavam conta de quase todo o território mundial. Porém, tudo isso acabou quando um asteroide repentinamente extinguiu boa parte dessas gigantes criaturas há 66 milhões de anos.

Mas, antes desse evento acontecer, qual era a real expectativa de vida de um dinossauro? Esses répteis viviam por séculos, décadas ou apenas poucos anos? Para sanar essas perguntas, alguns métodos científicos podem ser utilizados na busca por mais informações!

Expectativa de vida de animais extintos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Antes de determinar qual a expectativa máxima de um animal, pesquisadores tendem a calcular quanto tempo leva para determinada espécie chegar até a idade adulta. Logicamente, porém, isso não diz quanto tempo eles ainda continuarão a viver como adultos e até agora não existem ótimos métodos para determinar quanto tempo eles viveram além dessa faixa de tamanho.

Contudo, de acordo com estudos passados, os dinossauros possuíam uma tendência incomum: morrer enquanto ainda estão crescendo. Enquanto mamíferos atingem um tamanho máximo na fase adulta, vivem alguns anos e morrem, os dinossauros pareciam chegar à idade reprodutiva, ter filhotes e muitas vezes morrer antes de atingir seu tamanho máximo.

Isso significa que, enquanto estavam vivos, os dinossauros poderiam crescer eternamente? Também não é bem assim. O mais provável é que eles tiveram um crescimento contínuo como os crocodilos, que continuam crescendo muito lentamente durante toda a vida. Eventualmente, eles atingirão um tamanho máximo e pararão de crescer, mas suas vidas costumavam acabar bem antes disso.

Relação de tamanho e longevidade

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Segundo especialistas, uma regra que parece existir na natureza é que animais grandes tendem a ter uma vida útil consideravelmente maior do que animais menores. Isso acontece porque, além da predação, essas criaturas também precisavam lidar com doenças, azar, fenômenos naturais e por aí vai. Sem contar a fome e desidratação, responsável por várias mortes.

Dinossauros saurópodes muito grandes provavelmente levavam cerca de 30 a 35 anos para atingir seu tamanho máximo. Considerando que viviam um pouco mais além disso, os mais velhos talvez tenham chegado aos seus 50 anos. Já dinossauros menores, como os ornitópodes, chegavam ao tamanho total do seu corpo por volta dos 4 a 5 anos e, a menos que tivessem muita sorte, dificilmente viveriam 3 ou 4 anos a mais. 

Esses números são impressionantes porque antigamente acreditávamos que os dinossauros por muito tempo. Isto era presumido, pois animais enormes, como as baleias azuis e os elefantes, têm expectativa de vida de mais de 100 anos. Porém, nos últimos 20 anos, descobrimos que essas gigantes criaturas tinham taxas de crescimento impressionantes, atingindo a vida adulta muito antes do que previamente era imaginado. Portanto, é bem raro que até mesmo os maiores dinossauros do planeta tenham chegado até os 50 anos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: