Fazer alongamentos antes de praticar esportes realmente ajuda? [vídeo]

26/02/2014 às 06:312 min de leitura

Por ano, mais de 10 milhões de lesões relacionadas ao esporte acontecem no mundo. Por esse motivo, técnicos e atletas utilizam uma série de exercícios para diminuir o risco de lesões e aumentar o desempenho. Mas o que a ciência tem a dizer sobre os alongamentos e aquecimentos?

Muitos estudos foram realizados para tentar entender como essas práticas influenciam na performance de um atleta. E, se você esperava uma resposta direta como “sim, os alongamentos são benéficos”, saiba que não é tão simples assim. O que as pesquisas mostraram é que a influência dos exercícios que antecedem a prática de esportes varia de acordo com cada pessoa e a modalidade que ela pratica.

Alongando

Fonte da imagem: Shutterstock

Descobriu-se que esportes como esqui ou snowboard, que exigem que o atleta tenha mais flexibilidade, podem ganhar bastante com os alongamentos. Por outro lado, nas modalidades que cobram uma grande força muscular, como é o caso do esqui de velocidade e do bobsleigh, alongar demais pode resultar no enfraquecimento temporário dos músculos, o que não é nada desejável para o atleta.

Embora as competições possam ser exaustivas, não existem evidências que comprovem que realizar alongamentos antes e depois das provas sirva para reduzir as dores no corpo. Aliás, alguns estudos mostraram que pessoas que têm muita flexibilidade acabam ficando mais resistentes à dor e, quando não sentimos dor, não sabemos quais são os limites do corpo e podemos acabar nos lesionando.

Mais um estudo realizado com atletas revelou que aqueles que têm muita ou pouca flexibilidade têm 2,5 vezes mais chances de se machucar. O que nos leva a concluir que, nesse caso, a moderação pode ser a melhor saída.

Aquecendo

Fonte da imagem: Shutterstock

No mesmo sentido, um bom aquecimento pode trazer benefícios para a atividade física. Quando um atleta começa a se aquecer lentamente antes de praticar um esporte, ele aumenta a temperatura dos músculos aos poucos e isso faz com que eles contraiam com mais força.

A explicação está no aumento gradual da atividade física, que faz com que os vasos sanguíneos se abram e permitam que o sangue flua com mais facilidade em todo o corpo, o que diminui o esforço do coração. Assim, conforme a temperatura do sangue aumenta, as células passam a liberar oxigênio para os músculos, o que aumenta a resistência.

A conclusão da ciência é que é importante não exagerar nos alongamentos quando se trata de flexibilidade, mas certamente uma boa sessão de aquecimento antes dos treinos pode trazer muitos benefícios.

Toda essa análise foi preparada pelo pessoal do canal ASAP Science, e você pode ver a animação também produzida por eles no vídeo abaixo (em inglês):

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: