publicidade

Cadeira de rodas 'off-road' leva casal aos mais desafiadores terrenos

06/07/2020 às 07:002 min de leitura

A história desse veículo inteiramente inédito teve início quando o youtuber Zack Nelson começou a namorar a ex-cavaleira Cambry Kaylor. Ela era uma estrela internacional do hipismo até o ano de 2005, quando um acidente num treinamento de saltos equestres provocou uma lesão na sua medula, deixando-a paralisada. 

Tentando dar mais mobilidade à namorada, Zack uniu duas bicicletas elétricas com um assento no meio, e a geringonça funcionou. Cambry sentiu-se imensamente feliz e mais independente, pois, com a invenção, conseguia se deslocar com facilidade, superando obstáculos e grandes distâncias, sem sentir dores nos ombros.

Fonte: Not a Wheelchair/ReproduçãoFonte: Not a Wheelchair/Reprodução

Vivendo uma nova vida

Um ano depois, Cambry e Zack continuaram parceiros, não apenas como marido e mulher, como também sócios num empreendimento para produção em massa do veículo que batizaram de Not a Wheelchair (em português: "não é uma cadeira de rodas"). E durante todo o tempo, mantiveram o design original naquilo que se transformou num veículo off-road.

https://www.youtube.com/watch?v=vuMg0QwKAGI&t=1s

Embora existam opções de escolher um off-road adaptável no mercado, explicam os dois sócios, eles custam tanto quanto um veículo ou são muito lentos. E foi exatamente esse o motivo pelo qual os então namorados tiveram que pensar muito para criar um automotor leve, mas com longo alcance.

Fonte: Not a Wheelchair/ReproduçãoFonte: Not a Wheelchair/Reprodução

O futuro de "Não é uma Cadeira de Rodas"

O desafio mais difícil para os desenvolvedores do novo modelo não foi construir uma cadeira de rodas, mas sim o preço. Em entrevista ao site Bored Panda, Zack explicou: "Queríamos criar algo acessível a todos. Encontrar componentes de qualidade e um design simples o mais barato possível, mas demorou bastante tempo ”.

Fonte: Jerry Rig Everything/ReproduçãoFonte: Jerry Rig Everything/Reprodução

O resultado revelou-se satisfatório, segundo Zack, reconhecendo ter em mãos um produto acessível a todos, e por apenas uma fração do custo das demais cadeiras de rodas off-road disponíveis no mercado.

Fonte: Jerry Rig Everything/ReproduçãoFonte: Jerry Rig Everything/Reprodução

Estima-se que existam cerca de 2,7 milhões de usuários de cadeiras de rodas apenas nos Estados Unidos. A previsão é de que o mercado mundial de mobilidade elétrica continue crescendo com o aumento da longevidade. Zack faz questão de destacar que não se trata de um equipamento médico sofisticado. 

O que eles oferecem é oficialmente uma bicicleta, que demanda todos os cuidados e manutenções de uma bicicleta. Mas não é, definitivamente, uma cadeira de rodas.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: