Seja o primeiro a compartilhar

10 alimentos que não devemos congelar

Congelar alimentos e marmitas garante praticidade no dia a dia de muitas pessoas. Contudo, nem todas as comidas podem ir para o freezer, sob o risco de perder suas características, como sabor e textura. 

Confira agora 10 alimentos que não devem ser congelados:

10. Vegetais e frutas com muita água

Fonte: Couleur/PixabayFonte: Couleur/Pixabay

Ingredientes ricos em água, como pepino, melancia e batata, perdem a textura quando são descongelados. Estes tipos de vegetais e frutas só devem ir ao congelador se forem batidos em um liquidificador ou processador logo na sequência.

9. Carne que já foi descongelada

Fonte: vika-imperia550/PixabayFonte: vika-imperia550/Pixabay

Você já tirou a carne do freezer e depois decidiu congelá-la de novo? Isso pode ser perigoso. Quando descongelada na temperatura ambiente, este tipo de alimento desenvolve microrganismos que só o calor pode destruir.

8. Massa já cozida

Fonte: amirali mirhashemian/UnsplashFonte: amirali mirhashemian/Unsplash

Quando uma massa já cozida é congelada, as suas partículas de água vão para o gelo também. Depois que o prato é aquecido, ele fica com uma consistência mole, ensopada e sem graça.

7. Grãos de café ou café em pó

Fonte: congerdesign/PixabayFonte: congerdesign/Pixabay

Quando colocado em temperatura baixa, o café fica seco. A melhor opção para preservar o frescor do ingrediente é armazená-lo em um ambiente escuro e num pote muito bem fechado.

6. Comida enlatada

Fonte: Freepik/DivulgaçãoFonte: Freepik/Divulgação

Este tipo de alimento foi criado com o intuito de durar muito tempo na despensa em temperatura ambiente, ou seja, não precisa ser congelado. Se por um acaso abrir a lata e consumir apenas uma parte do produto, você pode colocar o que restou em um pote ou saco dentro do congelador.

5. Ovo com casca

Fonte: Klaus Nielsen/PexelsFonte: Klaus Nielsen/Pexels

Quando congelado, a matéria que constitui o ovo se expande, o que pode fazer com que a casca rache dentro do freezer, deixando o alimento mais suscetível para a entrada de bactérias.

4. Iogurtes e outros derivados do leite

Fonte: Freepik/DivulgaçãoFonte: Freepik/Divulgação

Lacticínios, como iogurtes e queijos, não devem ser levados ao congelador. Quando submetidos a temperaturas muito baixas, esses alimentos costumam talhar e perder a sua textura.

3. Molhos preparados com farinha ou amido de milho

Fonte: Pixabay/DivulgaçãoFonte: Pixabay/Divulgação

Quando congelados, esses molhos costumam rachar e se separar, sendo bem difícil voltar para a sua consistência original.

2. Sorvete derretido

Fonte: RitaE/PixabayFonte: RitaE/Pixabay

Tirou o sorvete do congelador e ele derreteu? Não congele de novo, ou o doce corre o risco de ficar com uma consistência pegajosa e sem graça.

1. Refeições que já foram aquecidas

Fonte: Snapwire/StockSnapFonte: Snapwire/StockSnap

Quando um prato é congelado e aquecido, ele não deve mais voltar para o freezer ou pode perder sua textura e sabor. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.