A verdade por trás das misteriosas estátuas da Ilha de Páscoa

21/07/2023 às 08:003 min de leitura

Isolada no Oceano Pacífico, a ilha de Rapa Nui, também conhecida como Ilha de Páscoa, é um local pequeno e remoto, mas conhecido mundialmente. Uma de suas maiores atrações são os Moai, as estranhas e gigantescas figuras que retratam enormes cabeças entalhadas em pedra.

Mas o que são na verdade os Moai? Para que serviam e como eram movidas as imensas estátuas, que chegam a pesar mais do que um avião Boeing 737?

O que são os Moais, as famosas Ilhas de Páscoa?

Localizadas em diversos pontos da Ilha de Páscoa, os Moai são figuras misteriosas que há muito habitam o imaginário popular. Hoje tidas como atração turística, por muito tempo acreditou-se que as cabeçorras de pedra teriam sido criadas durante uma espécie de disputa entre tribos locais, compostas por cerca de 20 mil pessoas no total, centenas de anos atrás.

Por muitos anos, acreditava-se que os Moai teriam sido criados como parte de uma briga entre tribos de Rapa Nui (Fonte: Getty Images)Por muitos anos, acreditava-se que os Moai teriam sido criados como parte de uma briga entre tribos de Rapa Nui (Fonte: Getty Images)

Nesta versão da história, duas tribos brigavam silenciosamente, competindo para ver quem construiria a maior estátua. Para continuar esculpindo e movendo suas obras de arte, os habitantes da ilha precisavam utilizar troncos de árvores, com as florestas locais sendo rapidamente dizimadas. O resultado foi o empobrecimento do solo, que em consequência se tornou infértil.

Com isto veio a fome e, em seguida, uma verdadeira guerra teria se iniciado entre as duas tribos, que lutavam pelo que restou de alimento e suprimentos. Poucos teriam sobrevivido à batalha, que teve como resultado a morte da fauna, flora e da maioria esmagadora dos indivíduos que ali viviam.

Além disso, poucas estátuas teriam resistido à intensa batalha, com muitas sendo derrubadas e, com o tempo, soterradas. Esta é, em suma, a versão largamente aceita atualmente — mas, pelo visto, a verdade pode ser outra completamente diferente.

Estátuas da Ilha de Páscoa eram símbolos de fertilidade

Segundo a BBC, novos estudos sugerem que os Moai eram na realidade símbolos de fertilidade. Após a chegada do povo polinésio à ilha, aproximadamente 800 anos atrás, novas plantas, frutas e animais foram trazidos para a região. Fauna e flora se adaptaram, mas ratos trazidos nas embarcações devoraram as raízes das plantas, que morreram.

Com a vegetação morta, os cerca de 3.000 habitantes tiveram uma ideia: espalhar rochas pela ilha para, durante as chuvas, nutrir o solo. A estratégia teria funcionado e a água da chuva começou a extrair o material das pedras, tornando o solo fértil novamente. Obviamente a coisa toda foi atribuída ao trabalho de entidades superiores, que teriam auxiliado em todo o processo.

Foi então que as estátuas conhecidas como Moai foram erguidas para homenagear os "deuses" que providenciaram comida novamente à terra. E elas funcionavam não só como objetos de adoração, mas também como fontes de nutrientes para o solo durante as chuvas.

Moai teriam sido usados para venerar deuses que tornaram solo fértil novamente, além de servirem elas próprias como fonte de nutrientes (Fonte: Getty Images)Moai teriam sido usados para venerar deuses que tornaram solo fértil novamente, além de servirem elas próprias como fonte de nutrientes (Fonte: Getty Images)

Estas imensas estruturas eram entalhadas usando pedras gigantescas e pesadas, sendo então movidas usando cordas, puxando os Moai de um lado para o outro enquanto avançavam rumo ao destino seu final. Para facilitar a locomoção, os aldeões cantavam canções cuja melodia seguia o mesmo padrão dos puxões das cordas, facilitando a sincronização e minimizando o risco de derrubar as estátuas.

Nem sempre dava certo, com evidências de que várias das estruturas foram derrubadas no processo, mas o novo estudo acredita que era assim que a coisa toda funcionava. Depois de posicionados, os Moai passaram então a ser considerados tamém protetores da ilha, provendo a tribo com alimentos e protegendo os habitantes de ameaças.

Foi então que habitantes começaram a adoecer e morrer por consequência de doenças trazidas pelos visitantes de terras longínquas, enquanto outros foram sequestrados e escravizados no século XIX. Enraivecidos, os que sobraram teriam então derrubado várias estátuas, brigando com os deuses não mais protegiam o paraíso de Rapa Nui.

Restauração dos Moai

Esta aparente decepção do povo indígena da Ilha de Páscoa teria sido o motivo pelo qual tantas estátuas aparentam ter sido derrubadas ou destruídas. Porém, com o passar do tempo, as novas gerações parecem ter feito as pazes com os "deuses".

Estátuas Moai vêm sendo restauradas e reerguidas na Ilha de Páscoa (Fonte: Getty Images)Estátuas Moai vêm sendo restauradas e reerguidas na Ilha de Páscoa (Fonte: Getty Images)

Hoje, os Moai vêm sendo restaurados pela população que ainda reside na Ilha de Páscoa e vive segundo os ensinamentos de seus antepassados. Eles vêm desenterrando e movendo as estátuas para lugares seguros, onde ficam alinhadas em exibição.

Sem o estigma da guerra e da ambição, agora sob uma ótica mais otimista e de veneração, os Moai estão sendo escavados e reerguidos. De pé, eles agora são um símbolo de orgulho, fé, força e resiliência do qual o povo da Ilha de Páscoa tem orgulho. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: