Estilo de vida
02/04/2020 às 14:30•2 min de leitura
O isolamento social, proposto como uma das soluções para frear a pandemia do novo coronavírus, embora seja uma medida de extrema importância, pode contribuir para o aumento de alguns problemas psicológicos, incluindo ataques de pânico. Mesmo que alguém não tenha sido infectado pela covid-19, ter um ataque de pânico pode fazer com que o indivíduo experimente sintomas parecidos com os quais a quarentena tem a pretensão de protegê-lo, principalmente em relação à falta de ar.
Se alguém se deparar com uma situação como essa e precisar de ajuda imediata, o recomendado é ligar para o serviço de saúde emergencial de sua cidade. Agora, se o indivíduo sente dor no peito, falta de ar e calafrios, e esses sintomas surgiram subitamente, o mais provável é que tenham sido desencadeados devido ao medo e à ansiedade. Nesse caso, a pessoa pode utilizar algumas estratégias para se sentir melhor.
Durante um ataque de pânico, as pessoas tendem a respirar muito rápida e superficialmente, o que diminui a absorção de oxigênio pelo organismo, causando a falta de ar. Veja algumas dicas de como amenizar as crises:
Embora algumas dessas dicas pareçam óbvias, grande parte das pessoas que sofrem de ansiedade simplesmente acabam as esquecendo. Por isso, relembrá-las é tão importante.
Ataque de pânico pode 'imitar' sintomas da covid-19 via TecMundo