Seja o primeiro a compartilhar

Cabelo branco: por que os fios perdem a cor quando envelhecemos?

Você tem medo de ficar com os cabelos brancos? Esta é uma questão que costuma chamar a atenção de jovens e adultos há muito tempo. Contudo, entender o porquê de os cabelos embranquecerem com o passar dos anos pode ajudar a lidar melhor com essa situação.

Por que os cabelos ficam brancos?

A resposta dessa pergunta é simples: trata-se de um processo natural que ocorre devido à queda da produção da melanina. Mas você pode estar se perguntando “o que é melanina?”. Bem, a melanina é uma proteína produzida por células chamadas “melanócitos” e é responsável por dar cores ao nosso corpo.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Os melanócitos produzem dois tipos principais de melanina: a eumelanina (que dá cor aos cabelos marrons e pretos) e a feomelanina (que dá cor aos cabelos ruivos e loiros). Além dos cabelos, a melanina ainda colore nossa pele, olhos etc.

Sendo assim, os fios acinzentados têm uma quantidade insuficiente de melanina, que não permite que a cor fixe no cabelo. Esse processo natural é uma das consequências do envelhecimento. 

Ainda assim, há o fator genético. A herança genética de uma pessoa pode indicar se ela terá alguns fios brancos ainda na infância ou na adolescência — o que também é normal. Portanto, se os seus pais e avós ficaram grisalhos aos 35 anos, por exemplo, é possível que o mesmo ocorra com você.

Tem como prevenir os fios brancos?

Assim como o envelhecimento da pele, há, sim, como prevenir o embranquecimento dos cabelos. No entanto, é importante frisar que não há como evitá-lo para toda a vida, pois é algo que faz parte da natureza humana — e de outros animais também.

Estresse

Ainda não há confirmação de que o estresse causa cabelos brancos. Contudo, existe uma hipótese que associa o estresse ao envelhecimento precoce de todo o corpo, incluindo a pele — o que impactaria o couro cabeludo.  

É por essa razão que muitas pessoas acreditam que ficar estressado pode branquear os fios dos cabelos e até associam esse visual ao de pessoas que trabalham em profissões muito estressantes.

Sedentarismo

O desequilíbrio de radicais livres tem efeito nocivo no nosso corpo. Radicais livres são átomos ou moléculas que têm um número ímpar em sua última camada. Normalmente, eles não fazem mal — e são até necessários para o bom funcionamento do organismo.

Contudo, em excesso, os radicais livres atacam células saudáveis do corpo, o que causa o envelhecimento precoce da pele e dos cabelos. Para reverter esse cenário, você pode fazer atividades físicas moderadas, porém constantes — atividades físicas intensas podem ter efeito contrário do desejado.

Alimentação

Frutos vermelhos, como o tomate, podem ajudar a combater os radicais livres. (Fonte: Nappy/Reprodução)Frutos vermelhos, como o tomate, podem ajudar a combater os radicais livres. (Fonte: Nappy/Reprodução)

Para combater os radicais livres (e os fios brancos) você pode incluir alguns alimentos específicos à sua alimentação, como:

  • azeite de oliva;
  • açafrão;
  • frutas vermelhas;
  • linhaça;
  • peixes de água fria, como o salmão;
  • pepino;
  • semente de abóbora.

Vale lembrar que o crescimento de cabelos brancos é algo natural e não indica nenhuma doença. O problema é puramente estético e causado pela forma como a sociedade encara o envelhecimento. Sendo assim, você pode olhar com mais carinho para os seus fios brancos, pois eles fazem parte da sua história.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.