Apitos da Morte: conheça os macabros acessórios de intimidação dos astecas

26/02/2018 às 06:302 min de leitura

Apesar de a civilização asteca ter desaparecido há séculos, essa cultura deixou registros históricos e arqueológicos que permitiram que fosse possível descobrir uma porção de coisas sobre ela. Hoje sabemos, por exemplo, que os astecas construíram templos e cidades notáveis, praticavam sacríficos sinistros e eram guerreiros pra lá de sanguinários.

Sacrifício humano(Mexicolore)

Nós também sabemos que os astecas viviam em uma sociedade organizada em um rígido sistema de classes e que todos os homens eram treinados para guerrear — e os melhores eram selecionados para integrar unidades de elite. Aliás, conforme já contamos em uma matéria anterior aqui do Mega (que você pode conferir neste link), esses soldados usavam indumentárias para as batalhas superelaboradas cujo objetivo era intimidar os inimigos. E falando em intimidação, os astecas tinham um acessório especificamente para esse fim!

Apitos da Morte

De acordo com Reuben Westmaas, do site Curiosity, até onde se sabe, os astecas usavam os apitos da morte quando partiam para as batalhas — provavelmente para assustar os oponentes, uma vez que o ruído desses instrumentos, conforme você poderá comprovar logo mais, parece com o som de um zumbi se esgoelando enlouquecido. Ouça na demonstração a seguir (a partir do minuto 0:50):

Embora os historiadores e arqueólogos não tenham certeza absoluta de qual era o papel dos apitos da morte durante as guerras, segundo mencionamos, os pesquisadores sabem com certeza que eles eram usados em sacrifícios humanos, visto que, no finalzinho dos anos 90, a vítima de um desses rituais foi descoberta em um templo dedicado a Ehecatl, o deus do vento dos astecas, em Tlatelolco, com um desses artefatos nas mãos.

Com base nessa descoberta, alguns estudiosos chegaram a sugerir que os apitos da morte poderiam ser usados para invocar a divindade asteca do vento — e que esse seria o barulho que os instrumentos produziriam: de vento.

Apito da Morte(Curiosity/Roberto Velázquez Cabrera)

No entanto, voltando ao assunto da guerra, mesmo os cientistas não sabendo ao certo se os apitos eram usados para amedrontar os inimigos ou para conjurar deuses para participar nas batalhas, imagine só ouvir centenas desses instrumentos soando ao mesmo tempo e o ruído vindo do meio das densas florestas da América Central! Quem não se sentiria intimidado?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: