
Estilo de vida
19/06/2020 às 12:00•2 min de leitura
O ator de teatro e cinema inglês Sir Ian Holm, de 88 anos, faleceu hoje em Londres. Viveu no cinema alguns personagens inesquecíveis, como o Bilbo Bolseiro (de O Senhor dos Anéis), o treinador olímpico Sam Mussabini (de Carruagens de Fogo), e o androide Ash de Alien, o 8º Passageiro de 1979.
Em um comunicado à imprensa, seu agente afirmou: "É com muita tristeza que podemos confirmar que o ator Sir Ian Holm CBE (Comandante do Império Britânico) faleceu esta manhã aos 88 anos. Ele morreu pacificamente no hospital com sua família e cuidador." Sua doença estava relacionada ao mal de Parkinson.
Fonte: 20th Century Fox/Divulgação
Em 1994, fez o papel de dr. Francis Willis no filme A Loucura do rei George, homônimo da peça exibida nos teatros, onde o ator teve a oportunidade de exercer a sua formação clássica demonstrada de forma memorável em diversas peças.
Uma dessas atuações, como Rei Lear de Shakespeare em 1997, rendeu-lhe o título de "ator extraordinário" pelo Teatro Nacional.
Sir Ian representou no teatro o personagem Lenny de The Homecoming (Volta ao Lar), reprisando a atuação no filme do mesmo nome em 1973. Porém, em 1976, o ator abandonou os palcos, durante a peça The Iceman Cometh, após uma crise de medo do palco (glossofobia).
Fonte: Warner Bros./Divulgação
Passando a atuar exclusivamente no cinema, recebeu o prêmio Bafta de Melhor Ator e foi indicado ao Oscar pela sua atuação em Carruagens de Fogo de 1981. No mesmo ano, interpretou na BBC o personagem Frodo Bolseiro, na versão radiofônica de O Senhor dos Anéis, que anos depois o consagraria como Bilbo.
Em uma entrevista memoráve ao Los Angeles Times no ano 2000, ele afirmou: "Eu nunca sou o mesmo duas vezes", e não sou do tipo estrela de cinema, para que as pessoas não exijam que eu seja sempre o mesmo."
Fonte: MGM/Divulgação
Ele recebeu a Ordem da Cavalaria Britânica em 1998 por sua contribuição à dramaturgia, após ser condecorado como Comandante em 1989.
No início dos anos 2000, Ian atuou nos três filmes da saga O Senhor dos Anéis, e voltaria atuar no universo de J. R. R. Tolkien em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos de 2014, seu último filme.
A descoberta de duas carruagens aumenta a compreensão da tecnologia militar empregada pelo exército do imperador Qin Shi Huang.
Perder o passaporte durante uma viagem internacional é um problema terrível.
Item obrigatório nas casas dos brasileiros, o pão existe há pelo menos 10 mil anos.
Descubra histórias e segredos dos astecas, uma das civilizações mais intrigantes da história.
Entre confusões de números, táticas excêntricas e erros bizarros, o Dia D tem histórias que parecem até ficção.
Tenha a melhor experiência com os vinhos escolhendo a taça certa para cada um.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.