Ciência
19/06/2020 às 12:00•2 min de leitura
O ator de teatro e cinema inglês Sir Ian Holm, de 88 anos, faleceu hoje em Londres. Viveu no cinema alguns personagens inesquecíveis, como o Bilbo Bolseiro (de O Senhor dos Anéis), o treinador olímpico Sam Mussabini (de Carruagens de Fogo), e o androide Ash de Alien, o 8º Passageiro de 1979.
Em um comunicado à imprensa, seu agente afirmou: "É com muita tristeza que podemos confirmar que o ator Sir Ian Holm CBE (Comandante do Império Britânico) faleceu esta manhã aos 88 anos. Ele morreu pacificamente no hospital com sua família e cuidador." Sua doença estava relacionada ao mal de Parkinson.
Fonte: 20th Century Fox/Divulgação
Em 1994, fez o papel de dr. Francis Willis no filme A Loucura do rei George, homônimo da peça exibida nos teatros, onde o ator teve a oportunidade de exercer a sua formação clássica demonstrada de forma memorável em diversas peças.
Uma dessas atuações, como Rei Lear de Shakespeare em 1997, rendeu-lhe o título de "ator extraordinário" pelo Teatro Nacional.
Sir Ian representou no teatro o personagem Lenny de The Homecoming (Volta ao Lar), reprisando a atuação no filme do mesmo nome em 1973. Porém, em 1976, o ator abandonou os palcos, durante a peça The Iceman Cometh, após uma crise de medo do palco (glossofobia).
Fonte: Warner Bros./Divulgação
Passando a atuar exclusivamente no cinema, recebeu o prêmio Bafta de Melhor Ator e foi indicado ao Oscar pela sua atuação em Carruagens de Fogo de 1981. No mesmo ano, interpretou na BBC o personagem Frodo Bolseiro, na versão radiofônica de O Senhor dos Anéis, que anos depois o consagraria como Bilbo.
Em uma entrevista memoráve ao Los Angeles Times no ano 2000, ele afirmou: "Eu nunca sou o mesmo duas vezes", e não sou do tipo estrela de cinema, para que as pessoas não exijam que eu seja sempre o mesmo."
Fonte: MGM/Divulgação
Ele recebeu a Ordem da Cavalaria Britânica em 1998 por sua contribuição à dramaturgia, após ser condecorado como Comandante em 1989.
No início dos anos 2000, Ian atuou nos três filmes da saga O Senhor dos Anéis, e voltaria atuar no universo de J. R. R. Tolkien em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos de 2014, seu último filme.