Artista consegue gerar rostos realistas em 7 pinturas famosas

08/07/2020 às 13:002 min de leitura

O artista Denis Shiryaev resolveu usar a tecnologia a seu favor para imaginar como seriam os verdadeiros rostos de personagens importantes retratados em pinturas famosas da história da arte. Com a ajuda de uma rede neural, Denis conseguiu identificar os traços humanos presentes nas obras e assim gerar rostos muito realistas para algumas delas. Embora não sejam rostos precisos ou aceitos pela historiografia da arte, a brincadeira do artista é bastante divertida.

Moça com brinco de pérola, pintada por Johannes Vermeer em 1665. (DenisShiryaev/Reprodução)Moça com brinco de pérola, pintada por Johannes Vermeer em 1665. (DenisShiryaev/Reprodução)

Com o poder de imortalizar vidas, momentos e outras coisas, a arte possui uma vasta história repleta de nuances, movimentos e também conflitos. E a curiosidade aguçada das pessoas em saber como tudo se parecia nos tempos mais remotos faz com que o interesse esteja cada vez mais vivo para se aventurar por novas investidas tecnológicas que são capazes de aproximar o público de obras preciosas do passado.

Autorretrato, de Frida Kahlo. Obra produzida em 1940 pela artista mexicana. (DenisShiryaev/Reprodução)Autorretrato, de Frida Kahlo. Obra produzida em 1940 pela artista mexicana. (DenisShiryaev/Reprodução)

A ideia de Denis, nesse sentido, é bastante curiosa e faz os amantes dessas pinturas viajarem no tempo para imaginar, junto do artista, como seriam verdadeiramente os rostos desses personagens famosos.

O sorriso de Mona Lisa?

Denis Shiryaev mapeou o rosto de diversas personalidades por meio de sites como o YouTube e o TikTok, além de outros aplicativos e redes sociais da internet. Por meio delas, conseguiu identificar pontos específicos de expressões faciais que lhe renderia algum traço marcante para realizar sua obra digital e cruzou com informações de redes neurais.

As redes neurais, segundo sua definição mais purista, seria como um programa ou sistema de computador capaz de copiar nuances do cérebro humano, operando como se fosse um. Nesse sentido, os rostos foram gerados a partir desse cruzamento de dados e o resultado pode ser visto nas fotos abaixo. Muito provavelmente, por conta da qualidade das imagens, as obras acabaram tendo um aspecto bem condizente ao do século XXI, não?

(Denis Shiryaev/Reprodução)(Denis Shiryaev/Reprodução)

A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci é uma das pinturas mais famosas do mundo, produzida entre 1503 e 1506. Ela pode ser visitada no Museu do Louvre, em Paris. Outra obra famosa, datada do século XV é O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli.

(DenisShiryaev/Reprodução)(DenisShiryaev/Reprodução)

Dama com Arminho, de Leonardo da Vinci foi produzida entre 1489 e 1490. (DenisShiryaev/Reprodução)Dama com Arminho, de Leonardo da Vinci foi produzida entre 1489 e 1490. (DenisShiryaev/Reprodução)

Gótico Americano, pintado em 1930 por Grant Wood. (DenisShiryaev/Reprodução)Gótico Americano, pintado em 1930 por Grant Wood. (DenisShiryaev/Reprodução)

A Ronda Noturna, de Rembrandt van Rijn data do século XVII. (DenisShiryaev/Reprodução)A Ronda Noturna, de Rembrandt van Rijn data do século XVII. (DenisShiryaev/Reprodução)

O que achou desses rostos todos?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: