Ciência
02/02/2021 às 05:00•2 min de leitura
Um artista mexicano, de Guadalajara, chamado Carlos Alberto GH está encantando seus seguidores do Instagram com a reprodução de seus trabalhos de arte anamórfica nas ruas da cidade, representando inimagináveis cenas surrealistas que, vistas do ângulo correto, parecem ganhar vida.
Esse tipo de arte, conhecida como “anamorfose”, é aquele efeito de perspectiva que vemos atrás das traves em partidas de futebol. Muitos artistas usam o recurso para forçar o observador a se colocar sob um determinado ponto de vista, que acaba sendo o único ângulo capaz de capturar a inteireza do trabalho.
Usando o perfil carlosalberto_gh, o artista está inundando o Instagram com fotos das ruas de Guadalajara cheias de pássaros e répteis que aparentemente saem de paredes, além de baleias voando sobre as calçadas. Carlos parece ter um dom para transformar elementos simples em ilusões de ótica encantadoras.
Desde menino, Carlos Alberto apaixonou-se pelas artes e passava a maior parte do tempo desenhando e pintando em todo tipo de lugar, chegando a vencer vários concursos de pintura na escola. Depois de se formar, foi trabalhar como restaurador arqueológico especializado em sítios e artefatos maias.
Quando conheceu a arte de rua, especialmente a anamórfica, sentiu que era aquilo o que sempre quis fazer em sua vida. Aos 31 anos, desistiu de sua carreira profissional e passou a se concentrar exclusivamente na sua paixão. Logo, estava pintando elaborados murais e sendo chamado para decorar paisagens urbanas.
Ele diz que foi atraído de forma instantânea pela anamorfose, por ser um tipo de trabalho mais fácil de interagir com as pessoas. Quando estas conseguem ver os trabalhos com os olhos do artista, a sensação é de que as cenas retratadas saltam aos olhos, além de serem imersivas para que o observador faça parte do observado.
Embora essa retomada de carreira artística seja recente, Carlos Alberto GH tem sido chamado a participar de exposições internacionais de pintura de rua e de murais no mundo inteiro, já tendo realizado trabalhos nos Estados Unidos, Rússia e Espanha, entre outros.