Power Rangers: sabia que a ideia veio de um Ranger judeu?

20/04/2021 às 09:002 min de leitura

Power Rangers é uma franquia norte-americana que começou em 1993 e se estende até atualmente. Seu criador, um excêntrico empresário israelense e titã da mídia, Haim Saban, passou quase uma década tentando vender a ideia do programa, e curiosamente acredita que só conseguiu ser bem-sucedido, em partes, por sua herança judaica.

A origem nipônica de Power Rangers

Como os aficionados por cultura japonesa provavelmente já sabem, o conceito do show não é original, sendo uma adaptação de elementos de uma franquia chamada Super Sentai, que pertence à Toei Company.

Os heróis mascarados americanos muitas vezes tiveram seus uniformes, monstros, robôs e até elementos das histórias "emprestados" da série do Japão, com a primeira temporada de Power Rangers utilizando até mesmo as cenas de ação de Super Sentai e as conectando com outras filmagens realizadas nos Estados Unidos.

Por mais que criar esta "colcha de retalhos" possa parecer trabalhoso, foi extremamente econômico e benéfico para Saban e a Toei, pois o israelense tinha acesso a um suprimento quase infinito de cenas de combate, e a empresa ganhava uma fonte de renda extra para utilizar em seus programas.

O mais interessante é que Haim se deparou com sua galinha dos ovos de ouro da forma mais aleatória possível: ele estava em uma viagem de negócios à Terra do Sol Nascente e acabou assistindo um episódio de Super Sentai, e se deu conta que com algumas edições e filmagens, poderia criar uma versão americana com baixo custo.

Além disso, o empresário se deu conta do potencial de marketing. Afinal, como todos os protagonistas usam máscaras, qualquer criança assistindo poderia se imaginar como parte da equipe, o que daria a chance de vender diversos brinquedos e outras mercadorias relacionadas.

O ranger judeu

Infelizmente, ninguém mais enxergava o mesmo potencial que Saban viu na série, e ele passou oito anos tentando vender sua ideia, mas sem sucesso. Porém, tudo mudou com a chegada da nova temporada do show japonês, que se chamava Kyoryu Sentai Zyuranger.

E como Zyuranger soava com Jew Ranger (ou Ranger Judeu em português), isso deu uma nova determinação para Haim, que ficou convencido que aquilo era um sinal de que conseguiria emplacar seu programa, porque ele era o tal Ranger Judeu!

Coincidência ou não, Saban conseguiu encontrar alguém que acreditou em seus planos naquele ano, e ele acabou se tornando bilionário com Power Rangers, ampliando ainda mais sua fortuna ao escrever a música tema do programa, que foi utilizada até 2020, na 27ª temporada da franquia.


Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: