O que significa 'Brasil'? O nome tem relação com a cor de uma árvore

27/06/2021 às 08:002 min de leitura

Já se perguntou o significado de "Brasil"? Você sabe qual é a origem dos nomes dos países? Algumas nomenclaturas são descritivas, como "Estados Unidos da América", mas outros deixam dúvidas sobre a origem e seu significado, como "Espanha". Entenda, neste texto, qual é o significado do nome "Brasil" e confira a história da nomenclatura de outros países.

Como o nosso país foi batizado?

O tom avermelhado extraído da resina presente no pau-brasil era utilizado para tingir tecidos na Europa. (Fonte: Brasil Escola/Reprodução)O tom avermelhado extraído da resina presente no pau-brasil era utilizado para tingir tecidos na Europa. (Fonte: Brasil Escola/Reprodução)

Quando os portugueses chegaram ao nosso país em 1500, acreditaram estar diante de uma ilha. Dessa forma, a primeira denominação foi “Ilha de Vera Cruz”. Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que acreditava ser a verdadeira cruz em que Cristo foi crucificado, por isso cunhou esse nome. Passado um tempo, os colonizadores perceberam que a ilha na verdade tinha proporções continentais, então o local passou a ser chamado de “Terra de Santa Cruz”. 

Porém, o nome não foi definitivo. Quando os portugueses começaram a fazer as primeiras extrações de pau-brasil das florestas, começaram a chamar o território de "Brasil", devido à abundância dessas árvores na região. Brasil significa “vermelho como uma brasa” e se refere à cor vermelha retirada da madeira dessas plantas utilizada para tingir tecidos. A origem do nome é de uma palavra celta, barkino, que em espanhol passou a ser barcino e, por fim, brasil.  

Qual é o significado e a origem dos nomes de outros países?

O mapa do mundo com os nomes literais dos países. (Fonte: Credit Card Compare, feito pela NeoMam Studios para BBC Brasil)O mapa do mundo com os nomes literais dos países. (Fonte: Credit Card Compare, feito pela NeoMam Studios para BBC Brasil)

Na América do Norte e Central, os nomes dos países contam a história da colonização europeia. Por exemplo, a "América" vem do nome do explorador italiano Américo Vespúcio, que foi a primeira pessoa a encontrar o continente. 

Na América do Sul, encontra-se o maior rio do mundo, o Amazonas. Por isso, o nome de muitos países reflete essa abundância. "Guiana" deriva da língua indígena e ameríndia e significa “terra de muitas águas”. "Venezuela" é a derivação do nome da cidade italiana Veneza, significando "pequena Veneza".

Na Ásia e na África, o nome de muitos países deriva da cultura e da região habitada. Na Europa, a França leva o nome de uma coalizão de tribos, os francos, e significa "terra dos ferozes". A Espanha era chamada por Roma Antiga de "Península Ibérica de Hispania”, cujo significado era “Terra do Oeste'' ou “Terra do Sol Poente”. Na Oceania, os gregos denominaram o continente de "Terra Australis Incognita" (Terra Desconhecida do Sul).

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: