Seja o primeiro a compartilhar

O que significa 'Brasil'? O nome tem relação com a cor de uma árvore

Já se perguntou o significado de "Brasil"? Você sabe qual é a origem dos nomes dos países? Algumas nomenclaturas são descritivas, como "Estados Unidos da América", mas outros deixam dúvidas sobre a origem e seu significado, como "Espanha". Entenda, neste texto, qual é o significado do nome "Brasil" e confira a história da nomenclatura de outros países.

Como o nosso país foi batizado?

O tom avermelhado extraído da resina presente no pau-brasil era utilizado para tingir tecidos na Europa. (Fonte: Brasil Escola/Reprodução)O tom avermelhado extraído da resina presente no pau-brasil era utilizado para tingir tecidos na Europa. (Fonte: Brasil Escola/Reprodução)

Quando os portugueses chegaram ao nosso país em 1500, acreditaram estar diante de uma ilha. Dessa forma, a primeira denominação foi “Ilha de Vera Cruz”. Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que acreditava ser a verdadeira cruz em que Cristo foi crucificado, por isso cunhou esse nome. Passado um tempo, os colonizadores perceberam que a ilha na verdade tinha proporções continentais, então o local passou a ser chamado de “Terra de Santa Cruz”. 

Porém, o nome não foi definitivo. Quando os portugueses começaram a fazer as primeiras extrações de pau-brasil das florestas, começaram a chamar o território de "Brasil", devido à abundância dessas árvores na região. Brasil significa “vermelho como uma brasa” e se refere à cor vermelha retirada da madeira dessas plantas utilizada para tingir tecidos. A origem do nome é de uma palavra celta, barkino, que em espanhol passou a ser barcino e, por fim, brasil.  

Qual é o significado e a origem dos nomes de outros países?

O mapa do mundo com os nomes literais dos países. (Fonte: Credit Card Compare, feito pela NeoMam Studios para BBC Brasil)O mapa do mundo com os nomes literais dos países. (Fonte: Credit Card Compare, feito pela NeoMam Studios para BBC Brasil)

Na América do Norte e Central, os nomes dos países contam a história da colonização europeia. Por exemplo, a "América" vem do nome do explorador italiano Américo Vespúcio, que foi a primeira pessoa a encontrar o continente. 

Na América do Sul, encontra-se o maior rio do mundo, o Amazonas. Por isso, o nome de muitos países reflete essa abundância. "Guiana" deriva da língua indígena e ameríndia e significa “terra de muitas águas”. "Venezuela" é a derivação do nome da cidade italiana Veneza, significando "pequena Veneza".

Na Ásia e na África, o nome de muitos países deriva da cultura e da região habitada. Na Europa, a França leva o nome de uma coalizão de tribos, os francos, e significa "terra dos ferozes". A Espanha era chamada por Roma Antiga de "Península Ibérica de Hispania”, cujo significado era “Terra do Oeste'' ou “Terra do Sol Poente”. Na Oceania, os gregos denominaram o continente de "Terra Australis Incognita" (Terra Desconhecida do Sul).

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER