Seja o primeiro a compartilhar

O papel dos personagens no ensino de idiomas online

Aqui no Duolingo, app educacional mais baixado do mundo, a motivação dos alunos é um dos nossos maiores objetivos, já que é essencial no aprendizado de uma nova língua. E uma das maneiras que encontramos para ajudá-los a passar mais tempo na plataforma (pois convenhamos que aprender um novo idioma não acontece do dia para a noite) foi apresentando personagens para acompanhar nossos 500 milhões de usuários ao redor do mundo e 30 milhões no Brasil.

Sabíamos que este elenco deveria ser diverso, divertido e complementar a nossa já existente mascote, a corujinha Duo. Demorou um ano e meio para que Bea, Lucy, Lin, Vikram, Eddy, Junior, Oscar, Zari e Lily fossem totalmente desenvolvidos, e queríamos que, além de fazer companhia e incentivar os alunos, eles tivessem um papel ativo na nossa missão de tornar o ensino de idiomas divertido. Afinal, a diversão é o nosso ingrediente secreto e ter personagens tão carismáticos e queridos deixa todo o processo mais leve e descontraído.

Já que a linguagem não é apenas global, mas profundamente enraizada na cultura, tínhamos a responsabilidade de destacar essas culturas - especialmente aquelas que são geralmente sub-representadas. Houve muito cuidado em garantir que os personagens fossem identificáveis em suas lutas e afeições, mas com a identidade carinhosamente similar a da Duo.

Para os personagens terem um impacto duradouro, nós teríamos que posicioná-los em lugares que os alunos passam a maior parte do seu tempo. Então - ao lado dos elementos de gamificação e da Inteligência Artificial, que proporciona uma experiência única para cada usuário - nosso elenco aparece nas lições, como se eles realmente estivessem falando as frases que aparecem durante os cursos, e nas "histórias" da plataforma, com diálogos sobre os mais variados assuntos. Além disso, eles comemoram os acertos e evolução dos usuários, o que é um incentivo extra para que possam atingir os seus objetivos.

  • Coluna escrita com colaboração de Greg Hartman

***

Analigia Martins é Diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e no Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard e Bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER