Estilo de vida
07/02/2022 às 13:00•2 min de leitura
Na última semana do mês de janeiro, ganhou as redes a campanha #WeRemember, iniciativa que visa recordar e repudiar o Holocausto. Em muitas das peças gráficas e audiovisuais, era possível ver a Estrela de Davi, símbolo do judaísmo.
O símbolo, um hexagrama — nome dado à estrela de seis pontas — é de fácil reconhecimento mundialmente, mas você conhece o seu simbolismo e o que ela representa? Hoje vamos contar!
(Fonte: Shutterstock)
Usado por seguidores do judaísmo, a Estrela de Davi é um símbolo com diversas interpretações, sendo encontrado em variadas manifestações culturais e religiosas.
Mesmo sem registros oficiais que permitam precisar o local e a data de surgimento dela, sabe-se que era conhecida na Índia desde 4000 a.C. Isso indica que, apesar de sua ligação com a religião predominante em Israel, o hexagrama nunca foi, verdadeiramente, de uso exclusivo dela.
Mesmo na arte muçulmana e em catedrais cristãs da Idade Média, o hexagrama podia ser encontrado. Isso é o que afirma o filósofo Mário Sérgio Cortella, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em entrevista à revista Superinteressante: “O hexagrama sempre foi, para vários povos, um símbolo de proteção, representando a união do Céu com a Terra”.
(Fonte: Learn Religions)
O termo "Estrela de Davi" tem origem no hebraico Magen Davi que, em tradução livre, significa "Escudo de Davi". Na tradição judaica, o hexagrama atrairia a proteção divina, razão pela qual ele seria utilizado no escudo dos soldados do rei Davi.
Personagem recorrente no Antigo Testamento da Bíblia, Davi era filho do rei Salomão, considerado o mais rico e sábio de Israel. Em virtude disso, algumas pessoas se referem à Estrela de Davi como "Selo de Salomão".
Apenas no século XVII o símbolo foi consagrado como o oficial representante de uma comunidade judaica. Isso ocorreu em Praga, na atual República Checa, e foram necessários mais dois séculos até que representasse o judaísmo, de maneira semelhante ao simbolismo da cruz para o cristianismo.
Leia também: Golias, da história bíblica de Davi, não teria sido um gigante
(Fonte: Elo7)
Além da já citada pelo professor Cortella, outra interpretação comum à estrela é a que mostra o símbolo como constituído por dois triângulos. No alfabeto hebraico usado à época, uma das letras que constituía o nome Davi tinha forma triangular. Dessa maneira, o símbolo seria formado pela sobreposição de duas das três letras que compunham o nome.
Outra interpretação possível é a de que um dos triângulos representaria o homem e o outro se remeteria a Deus e à Santíssima Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo). Já na Cabala, a estrela simbolizaria o confronto do bem contra o mal, do espiritual contra o físico.
(Fonte: Significados)
Para que fossem facilmente reconhecidos pelos soldados nazistas, Hitler obrigou os judeus a usarem no braço uma faixa com a Estrela de Davi na cor amarela. Costuradas nos uniformes utilizados nos campos de concentração, a Estrela de David tinha em seu centro a palavra "Jude" (Judeu).
Apesar desse episódio trágico, a estrela segue tendo muito valor para judeus e israelitas, a ponto de fazer parte da bandeira de Israel. A bandeira com listras azuis se tornou a bandeira nacional oficial após o estabelecimento do Estado de Israel em 14 de maio de 1948.
Entretanto, sua presença é motivo de críticas dentro do próprio país. Isso porque nem todos seguem o judaísmo, e o uso do hexagrama indicaria que Israel seria um Estado sionista, o que não é condizente com as crenças e as ideologias de uma parcela da população. Entretanto, apesar dos pesares, há forte unidade nacional no território.