Jubileu da rainha: veja como a celebração mudou ao longo dos anos

01/06/2022 às 02:003 min de leitura

O Reino Unido está prestes a presenciar a história sendo feita em 2022. Em mais de 1 mil anos da existência da monarquia britânica, essa será a primeira vez que uma rainha (ou rei) celebrará o Jubileu de Platina — uma festa que comemorará os 70 anos de governo da rainha Elizabeth II.

Elizabeth ultrapassou a marca das sete décadas de liderança no dia 6 de fevereiro de 2022. Ela tornou-se rainha da Grã-Bretanha logo após seu pai, o rei George VI, morrer em 1952. Para que você esteja por dentro de toda essa festa, nós separamos algumas informações sobre o que é o Jubileu e como essa celebração mudou ao longo dos anos. Olha só!

O que exatamente é o Jubileu?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Celebrado ao redor do mundo inteiro, os chamados Jubileus reais são momentos religiosos usados para celebrar a vida e o reinado de um rei ou uma rainha. Inclusive, a festa de 2022 está longe de ser a primeira de Elizabeth II. A rainha do Reino Unido já participou de três grandes Jubileus: o de prata em 1977, o de ouro em 2002 e o de diamante em 2012. 

A categoria dos Jubileus é bastante semelhante ao que nós conhecemos como as bodas de casamento. Portanto, eles são divididos dessa maneira:

  • Jubileu de Prata - 25 anos;
  • Jubileu de Ouro - 50 anos;
  • Jubileu de Diamante - 60 anos;
  • Jubileu de Platina - 70 anos.

Como a família real possui grande simbologia no Reino Unido, é de se esperar que as festividades sejam bastante expressivas neste ano. Estima-se que pelo menos 5 mil eventos públicos e festas de rua aconteçam pelo território britânico. 

Como os Jubileus eram celebrados no passado?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Na Igreja Católica, os Jubileus passaram a ser celebrados formalmente em 1300 d.C., usados como anos de perdão dos pecados e reconciliação. Os Jubileus Reais, por outro lado, celebram períodos significativos nos reinados dos monarcas e na vida nacional. A seguir, veja alguns exemplos marcantes dessa celebração:

Jubileu de Prata de George V (1935)

No dia 6 de maio de 1935, celebrou o seu Jubileu de Prata — o qual comemorara os 25 anos de tempo no trono. Inclusive, ele foi o primeiro monarca britânico a chegar nessa marca. Na época, o centro de Londres foi tomado por centenas de milhares de pessoas, que esperavam vislumbrar o rei enquanto ele desfilava pelas ruas.

Ao mesmo tempo, concursos de beleza e eventos esportivos foram realizados em todo o Reino Unido, com a data sendo declarada feriado. Às 20h, George fez um comunicado à nação. Curiosamente, Elizabeth II também esteve presente nas comemorações do Jubileu de seu avô.

Jubileu de Prata de Elizabeth II (1977)

Em seu primeiro Jubileu, Elizabeth II viu o Reino Unido ser tomado por múltiplas festividades. As festas começaram em fevereiro de 1977, considerado o mês de cultos em toda a nação, e só foram terminar em junho. No período que antecedeu a ocasião, a rainha e seu falecido marido, o príncipe Phillip, embarcaram em uma turnê pelo país, visitando um total de 36 condados ao longo de três meses. 

Nenhum monarca britânico havia feito uma "turnê" tão grande em tão pouco tempo pela Grã-Bretanha. Porém, essa também foi a viagem que fez Elizabeth II perceber que o território britânico passava por dificuldades e precisava urgentemente de mudanças.

Jubileu de Ouro de Elizabeth II (2002) 

Com a virada para o século 21, as celebrações do Jubileu se tornaram mais modernas. Não à toa, os 50 anos de reinado de Elizabeth II foram celebrados com um enorme show de rock no Palácio de Buckingham. A festa contou com nomes gigantescos, como Paul McCartney, Ozzy Osbourne, Rod Stewart, Tom Jones e Will Young.

Foram mais de 12 mil convidados presentes nos jardins reais e mais de um milhão de pessoas nos entornos. Essa também foi a primeira vez que  William e Harry, foram vistos pela primeira vez em público após a morte de sua mãe, princesa Diana. 

Jubileu de Diamante de Elizabeth II (2012)

Em 2012, a família real se reuniu em quatro dias consecutivos de festas para celebrar os 60 anos de governo de Elizabeth II. Com 86 anos de idade, a rainha visitou todos os cantos da Commonwealth — organização intergovernamental composta por 53 países. Foi também o período que incluiu uma visita do príncipe Harry ao Brasil.

Nos dias anteriores ao Jubileu, cerca de 1 mil navios desceram o rio Tâmisa, em Londres, no que foi considerado o maior concurso no rio em 350 anos. Quase 1,2 milhão de pessoas enfrentaram o vento e a chuva para observar os barcos das margens do lugar.


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: