Por que há tantas fontes com meninos fazendo xixi?

15/06/2022 às 02:002 min de leitura

Se você visitar qualquer cidade na Europa, vai ficar impressionado com a quantidade de fontes espalhadas em que há um menininho alegremente jorrando água de seu pênis infantil. O que será que esses escultores estavam pensando?

A resposta a essa pergunta envolve uma breve passeio no mundo da arte. A verdade é que a figura artística de um menino ou mesmo um homem fazendo xixi pode significar muitas coisas.

A história do xixi na arte clássica

(Fonte: Puzzle Garage)(Fonte: Puzzle Garage)

Uma estátua chamada Manneken Pis, que está em Bruxelas, na Bélgica, mostra um menino fazendo xixi. Segundo os estudiosos, ela pode ter várias explicações. É possível que a estátua represente o duque Godfrey III urinando sobre os soldados inimigos, mas pode mostrar uma criança apagando um incêndio que destruiu uma vez a cidade. Ninguém sabe dizer ao certo.

Mas entender esta história envolve também compreender por que tantas obras da Antiguidade representavam homens exibindo seu pênis. Era, obviamente, uma exibição bem explícita da virilidade masculina. Há, inclusive, fontes que mostram homens adultos derramando água de seus órgãos sexuais, tirando qualquer conotação da inocência e da pureza associadas às estátuas infantis.

Contudo, acredita-se que a imagem clássica do menino urinando pode ter surgido na época do Renascimento, repetindo um elemento que já existia na arte romana: a quantidade de pinturas de querubins, que seriam os anjos de alta hierarquia que ficavam apenas abaixo de Deus.

O menino fazendo xixi como obra do Renascimento

(Fonte: Medium)(Fonte: Medium)

O Renascimento, portanto, pegou um elemento romano e acrescentou-lhe uma nova característica, que ficou conhecida como puer mingens - que literalmente quer dizer "um menino pré-púbere fazendo xixi".

O significado desta representação artística é controverso. Ela pode representar a molecagem e a inocência de um menino, mas pode ser também um eufemismo para ejaculação, significando então virilidade, fertilidade e bravura masculina.

O Cupido, personagem mitológico que representa um deus do amor (e correspondente a Eros na mitologia grega) também foi pintado fazendo xixi ao lado de sua mãe Vênus (Afrodite, na Grécia). Neste caso, ele estaria jorrando sua fertilidade em cima da deusa.

Artistas muito conhecidos, como Michelangelo, Donatello e Ticiano, também pintaram imagens de puer mingens em suas obras. Há até um quadro famoso de Michelangelo, chamado Bacanal Infantil, em que um bando de crianças parecem estar muito bêbadas e uma delas faz xixi em uma tigela, que será servida, como travessura, a outro menino. Trata-se de uma obra que celebra a alegria e a liberdade.

(Fonte: Flickr)(Fonte: Flickr)

A imagem do jorro de água, inclusive, não aparece apenas com homens. Mesmo que sejam mais raras, existem estátuas de mulheres lactantes que jorram água dos seus seios. Em Copenhague, na Dinamarca, há uma praça chamada Fonte Cáritas, que exibe um menino fazendo xixi ao lado de uma mulher amamentando.

Portanto, a verdade é que estátuas de meninos fazendo xixi podem significar várias coisas - inclusive algo que não mencionamos neste texto.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: