As coisas curiosas encontradas em livros em bibliotecas

15/08/2022 às 08:002 min de leitura

Uma bibliotecária chamada Sharon McKellar desenvolveu um projeto pessoal bem interessante: ela junta objetos que as pessoas deixaram dentro dos livros e, com eles, criou uma coleção chamada Found in a Library Book.

O projeto começou em 2013, quando McKellar procurou a Found Magazine (que se dedica a publicar itens descobertos fora de seu lugar de origem) e divulgou que estava procurando bibliotecários que também fizessem o mesmo tipo de coleção. Ela ligou então para outros bibliotecas e logo começou a receber os objetos.

O trabalho de Sharon McKellar passou a ser de categorizar e digitalizar os itens, que são publicados no site da Biblioteca Pública de Oakland, na Califórnia. Durante uma década, ela já juntou cerca de 350 objetos a esta coleção.

Pequenos recortes da vida cotidiana

(Fonte: San Francisco Chronicle)(Fonte: San Francisco Chronicle)

O mais tocante da Found in a Library Book é que ela se tornou uma espécie de retrato da vida cotidiana de muitas pessoas. A coleção contém postais, post-its, desenhos infantis e cartas de amor anônimas. Mas também há objetos mais estranhos, como recibos, ingressos para show e até uma agulha de crochê.

A coleção encanta pelo mistério que cerca cada item. Como uma carta de amor (ou uma foto de família, ou um telegrama, ou um ingresso) acabou esquecida dentro de um livro devolvido à biblioteca? Será que não era tão importante assim para o dono, ou todos esses objetos eram usados como marcadores de página?

Sobre isso, a bibliotecária Sharon McKellar opinou: "Você pode olhar para um objeto, seja uma foto ou um pedaço de papel, e pode pensar em todas as pessoas possíveis que podem ter trazido isso para o nosso espaço, e por que e como ele chegou aqui, e quais são suas histórias. Você pode realmente deixar sua imaginação sonhar com todos os tipos de cenários, e é improvável que você adivinhe o real. Mas isso é meio divertido", declarou ao Washington Post.

As regras da coleção

(Fonte: I love libraries)(Fonte: I love libraries)

A bibliotecária estipulou algumas regras para o arquivo. Ela não inclui na coleção fotos que pareçam recentes e retira informações privadas que apareçam nos objetos, como nomes e endereços.

Além disso, ela tem seus objetos favoritos: são as notas, cartas e desenhos deixados pelas crianças nos livros - às vezes de propósito. Ela conta que, uma vez, uma cópia do livro Matilda, de Roald Dahl, foi devolvida com uma série de anotações em post-its passando instruções para futuros leitores.

Outro favorito de Sharon é um desenho infantil, que ela descreve como "um desenho a lápis bem grande de um diabo". O desenho mostra um grande rosto sorridente, com dentes, chifres, cauda e uma legenda que diz "pai". Ao lado, um menininho com cara triste de nome "CJ".

(Fonte: CBC)(Fonte: CBC)

Ela ainda destaca que uma das belezas da coleção é notar o quanto as pessoas continuam gostando de escrever em papel, mesmo que usem cada vez mais os dispositivos digitais. Agora, Sharon McKellar planeja realizar um concurso pedindo que os leitores imaginem histórias para os objetos.

"É como olhar para a arte. Há o que o artista pretendia, o que é ótimo, mas também há o que você tira disso que é baseado em suas próprias experiências pessoais", concluiu a bibliotecária, em entrevista para o San Francisco Chronicle.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: