6 super-heróis de quadrinhos inspirados em pessoas reais

26/02/2023 às 13:003 min de leitura

Nem sempre a ficção imita a realidade, e muito comumente vemos histórias repletas de originalidade adaptadas para os mais diversos meios multimídia. Porém, principalmente com as histórias em quadrinho, a regra parece ser uma exceção.

Ao longo das décadas, pessoas pouco conhecidas — e algumas muito inspiradoras — serviram como base para definir as características dos personagens mais icônicos.

Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns populares nomes da Marvel e DC que foram inspirados em pessoas reais, seja por conta de suas personalidades ou de seus feitos simbólicos. Confira!

1. Homem de Ferro

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Tony Stark, identidade secreta do Homem de Ferro, teve seu estilo de vida e aparência inspirada em um inventor da vida real. Stan Lee e Jack Kirby se basearam na excentricidade e no conhecimento militar de Howard Hughes para criar a essência do Vingador.

Além disso, o gênio estadunidense contribuiu financeiramente com seu país durante a Segunda Guerra Mundial, estabeleceu recordes com suas máquinas e fundou uma reputação marcada pela filantropia.

2. Mulher Maravilha

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Criada pelo renomado psicólogo William Moulton Marston, a Mulher Maravilha teve inspirações em um romance poliamoroso vivido por seu idealizador. Supostamente, a amazona teria sido baseada na esposa de Marston, Elizabeth Holloway, e na amante Olive Byrne, que na época era estudante universitária.

Em vez de usar alianças para formalizar o casamento, o estudioso e sua mulher tinham pulseiras muito parecidas com as da personagem para sinalizar o compromisso. Byrne, enquanto isso, teria oferecido características físicas para a estética final da personagem.

3. Capitã Marvel

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Apesar de muitos acreditarem que Carol Danvers teve sua vida e carreira inspiradas na lendária aviadora Amelia Earhart, a escritora da Capitã Marvel, Kelly Sue DeConnick, revelou que formulou o conceito da heroína a partir de outra fonte.

Segundo ela, a personagem foi baseada em Gloria Steinem, feminista e editora da revista Ms. Magazine, que emprestou seu penteado, estilo de moda e ativismo social para a herdeira do poder de Mar-Vell.

4. Professor X e Magneto

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Chris Claremont, escritor que assumiu os X-Men em 1975, se inspirou em líderes influentes e figuras públicas para dar vida a seus personagens. O Professor X foi estabelecido a partir dos feitos primeiro-ministro de Israel, David Ben-Gurion — responsável por encorajar judeus e a se mudarem para Israel e a fundar a nação por meio de relações pacíficas.

Magneto, seu ex-amigo e rival, foi inspirado por Menachem Begin, líder do grupo militar sionista Irgun, posteriormente classificado como uma organização terrorista pelas autoridades britânicas. Curiosamente, sua história se reflete na do personagem pois ele teria deixado de ser visto como inimigo de estado ao negociar um tratado de paz entre Israel e Egito, e ganhar o Prêmio Nobel da Paz.

5. Doutor Estranho

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Stephen Strange, feiticeiro supremo do Universo Marvel, teve sua aparência influenciada pelo ator Vincent Price. Popular por seus papéis no cenário de horror, ele era conhecido por ter uma presença assustadora em seus projetos, chegando a interpretar um personagem — Dr. Erasmus Craven — com grandes semelhanças ao Doutor Estranho.

Outra pista para essa referência seria o nome do meio do mago, já que ele se chama Dr. Stephen Vincent Strange.

6. John Constantine

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Estrela da série de quadrinhos Hellblazer, John Constantine foi criado por Alan Moore com a intenção de se parecer com o cantor Sting.

Essa decisão foi determinada após uma conversa com os artistas Steve Bissette e John Totleben, de Monstro do Pântano, que disseram que, para adaptar o personagem a uma série adulta de fantasia sombria, o protagonista deveria carregar elementos de exorcista e ocultista — além de ter natureza britânica.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: