Artes/cultura
10/05/2024 às 16:00•2 min de leituraAtualizado em 10/05/2024 às 16:00
A riqueza do Brasil não diz respeito apenas à variedade de climas, espécies animais e de formações florestais, mas também aos alimentos encontrados em seu território. E a jabuticaba é uma das frutas que se enquadra nesse aspecto e, cada vez mais, tem se tornado destaque.
Seu nome vem do tupi, ïapotï›kaba, que significa "fruta em botão". Essa origem revela como ela se trata de uma das variedades nativas do Brasil, conhecida entre os indígenas antes mesmo da colorização pelos portugueses.
Com um sabor doce que agrada mesmo o mais exigente dos paladares, essa fruta nativa da Mata Atlântica está presente em diversos estados atravessados pelo bioma, como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Na região sul do país, no estado do Paraná, e mesmo mais na porção centro-oeste do território, em Goiás, a fruta também é encontrada.
Se para nós, brasileiros, a fruta parece ser abundante, fora do país a realidade é diferente: a jabuticaba é cultivada apenas em alguns países vizinhos aqui na América do Sul, como na Argentina e no Uruguai. Mas como ela se propaga através da semente e se adapta bem a diversos tipos de climas, ela também pode ser plantada em outros locais.
Assim como o cupuaçu e o açaí, trata-se de mais de uma das nossas riquezas nacionais. E ao observar as suas propriedades alimentares, isso fica mais nítido.
São muitos os benefícios que a jabuticaba oferece: rica em vitamina C, ela ainda é fonte de vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, potássio e fibras. Além de ter nutrientes antioxidantes, que retardam o envelhecimento, a fruta é benéfica para a saúde do intestino.
Suas propriedades também auxiliam na regulação da pressão arterial. E tudo isso com a grande vantagem de ter um baixo valor calórico, ou seja, trata-se de um alimento que definitivamente merece ser incluído na dieta. 100 g da fruta contém apenas 50 kcal, em média. Sua ação anti-inflamatória a torna bastante útil para aliviar dores.
No ano passado, a jabuticaba foi eleita a segunda melhor fruta do planeta em um ranking internacional, divulgado pelo site TasteAtlas. Ou seja, ela ficou à frente de outros alimentos bem conhecidos e que também são muito saborosos, como o morango.
O mangostão, ou mangostim, que possui origem asiática e é considerado mais exótico, ficou com a primeira posição. Inclusive, essa variedade é comercializada por preços exorbitantes. Para a nossa felicidade, a jabuticaba segue sendo encontrada por valores mais acessíveis.