Estilo de vida
15/03/2024 às 10:00•2 min de leituraAtualizado em 15/03/2024 às 10:00
A Páscoa, de modo geral, é conhecida por ser um feriado colorido, apresentando uma explosão de tons da primavera que adornam o artesanato, as roupas e a decoração das casas ao redor do mundo. Mas além dessa paleta de tons pastéis que provavelmente vem à mente, existem cores consideradas oficias da Páscoa?
A resposta mais curta para essa pergunta é sim! Este feriado cristão tem seu próprio esquema de cores muito específico, embora algumas das mais proeminentes não sejam o que você imagina. Veja só quais são os tons mais simbólicos dessa data e como eles podem tornar essa festividade ainda mais significativa!
Sendo um dos feriados cristãos mais importantes, a Páscoa tem muitos significados — e nem todos são religiosos. Esse feriado também tem um significado histórico, cultural e pessoal, especialmente porque está interligado com a primavera no Hemisfério Norte. Por esse motivo, esse feriado apresenta cores mais simbólicas do que outras datas importantes.
As cores exclusivas também ajudam as empresas a comercializar e marcar produtos relacionados a um feriado. E não há dúvidas sobre a mudança dos corredores vermelhos das lojas cheias de presentes na época de Natal em relação aos corredores repletos de tons pastéis demonstrando guloseimas na Páscoa.
Porém, se o Natal tem o vermelho e verde, o Halloween tem preto e laranja e o Dia dos Namorados tem vermelho e rosa como suas principais duas cores, quais são as da Páscoa? De acordo com especialistas, a resposta é vermelho e roxo. “Quando você olha para as raízes religiosas e históricas da Páscoa, o vermelho representa a paixão de Cristo e o sangue sacrificial que ele derramou para pagar a pena dos nossos pecados, enquanto o roxo é uma marca da realeza e reconhece Cristo como rei”, disse o psicólogo da Trent University Paul TP Wong em entrevista à Reader's Digest.
Como citado anteriormente, o vermelho e o roxo podem representar historicamente a Páscoa, mas as celebrações de hoje incorporam uma ampla gama de cores, principalmente aquelas que representam a primavera. Isso provavelmente se deve ao fato de os primeiros cristãos combinarem a celebração da Páscoa com celebrações pagãs centradas em torno do equinócio da primavera.
Na realidade, muitas tradições populares desse feriado são um legado desses rituais antigos, incluindo as cestas de Páscoa, coroas de flores e caça aos ovos. E muitos historiadores acreditam que a Páscoa — Easter, em inglês — recebeu o nome de uma das figuras mais populares nestas celebrações: a deusa anglo-saxônica da fertilidade, Eostre.
Portanto, o que hoje consideramos as cores tradicionais desse feriado, como rosa, amarelo, verde, branco, azul e tons pastéis de todos os tipos, são mais uma representação de temas como a plantação, o Sol, a renovação, o crescimento pessoal e a fertilidade, bem como a primavera conquistando o inverno e a escuridão.