Quando Jesus realmente nasceu? Não foi em 25 de dezembro, dizem estudos

06/03/2024 às 10:002 min de leituraAtualizado em 06/03/2024 às 10:00

Esperamos passar as comemorações do Natal, e do Carnaval também, para revelar uma verdade: Jesus Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro. E provavelmente, em uma data bem distante do inverno no hemisfério norte (verão por aqui). É difícil dizer, na real, quando o chamado “filho de Deus” nasceu, pois essa questão envolve alguns mistérios.

No entanto, algumas pistas deixadas através da história permitem que teorias interessantes possam ser estudadas sobre a data correta do aniversário desse ser tão importante para milhões de pessoas em nosso planeta.

Mas, a quase certeza de que o nascimento não ocorreu no dia 25 de dezembro, quando é tradicionalmente celebrado, também levanta algumas questões. Afinal, por que essa data específica foi escolhida para celebrar o Natal?

O ano do nascimento de Jesus Cristo

(Fonte: Museu Wallraf-Richartz/Wikipedia). (Fonte: Museu Wallraf-Richartz/Wikipedia).

Embora alguns calendários cristãos fixem o ano 1 d.C. como o Anno Domini, ou seja, "no ano do Senhor", a maioria dos historiadores situa o nascimento de Jesus Cristo entre 7 a.C. e  1 a.C., período que pode ser restrito entre 6 a.C. e 4 a.C., devido ao registro bíblico do rei Herodes, o Grande. Sim, aquele rei que teria ordenado a matança de todas as crianças do sexo masculino com menos de dois anos que viviam perto de Belém.

Esse "massacre dos inocentes", descrito no Evangelho segundo Mateus, não pode ter sido realizado na época descrita na Bíblia, pois o rei Herodes, historicamente, morreu em 4 a.C., o que leva o nascimento de Jesus para um pouco antes. 

Para o site Christianity.com, a Virgem Maria e José, o pai legal do menino-deus, tinham viajado para "Belém, a cidade de Davi" para se registrar em um censo decretado por César Augusto, quando "chegou a hora do bebê nascer", segundo a Bíblia. Esse censo é relatado em algumas evidências históricas como tendo ocorrido exatamente entre 6 a.C. e 4 a.C.

Por que o 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o Natal?

(Fonte: Getty Images) (Fonte: Getty Images)

A popularização do nascimento de Jesus Cristo só começou mais de duzentos anos após sua crucificação. Naquela época, a grande festa da cristandade era a Páscoa, que celebrava a ressurreição do filho de Deus. Mas, com a propagação do cristianismo pelo Império Romano, algumas mudanças ocorreram.

Uma delas, conta o site History, foi a conversão do imperador Constantino I ao cristianismo, quando os líderes da igreja correram para substituir os rituais pagãos até então praticados, por festividades cristãs

Como o ritual mais popular dos romanos era a Saturnália, uma festa parecida com o nosso Carnaval que acontecia no inverno, o dia 25 de dezembro pode ter sido estrategicamente escolhido como data de nascimento de Jesus. 

A ideia pode ter sido tornar mais "familiar" uma festa que, tradicionalmente, tinha as normas sociais suspensas e todos participavam juntos de banquetes, festas e danças para celebrar a fertilidade. 

Fonte

    NOSSOS SITES

    • TecMundo
    • TecMundo
    • TecMundo
    • TecMundo
    • Logo Mega Curioso
    • Logo Baixaki
    • Logo Click Jogos
    • Logo TecMundo

    Pesquisas anteriores: