Idoso descobre mais de 100 pedras em sua bexiga

19/01/2020 às 11:002 min de leitura

Já é uma situação bastante preocupante retirar uma pedra da bexiga, agora, imagine encontrar 100 delas dentro do seu órgão? Foi o que aconteceu com um idoso de 83 anos chamado Liu, um chinês que encontrou mais de uma centena de pedrinhas com variados tamanhos dentro da sua bexiga.

A situação foi descoberta após Liu chegar à emergência do Hospital Zhongda, em Jiangsu, reclamando de fortes dores ao urinar. A equipe médica então resolve fazer um raio X no paciente, quando o surpreendente aconteceu: foram encontrados diversos cálculos, nos mais variados tamanhos.

Uma cirurgia precisou ser feita para a retirada das pedras. De acordo com um dos médicos responsáveis pelo caso, Sun Chao, "durante a operação, a bexiga foi aberta e um grande número de cálculos foi retirado. Havia mais de 100 grandes e pequenos cálculos".

Raio-X de Liu no qual aparecem os diversos cálculos em sua bexiga
Raio-X de Liu no qual é possível ver diversos cálculos em sua bexiga (Fonte: Zhongda Hospital / Reprodução)

Além disso, existiu um agravamento do caso por conta de uma hiperplasia prostática benigna, o qual resulta em um aumento do tamanho da próstata. Entretanto, esse fenômeno não é canceroso.

"Depois que as pedras na bexiga de Liu foram removidas, uma análise de componentes foi realizada para determinar se (sua composição) tinha altos níveis de ácido úrico", conta o médico, que também afirmou ser comum encontrar um alto teor dessa substância em idosos. Entretanto, não é possível dizer se ela influencia no aparecimento de cálculos neste órgão. 

Como aparecem as pedras na bexiga?

Os cálculos vesicais são fragmentos minerais que aparecem quando a pessoa bebe pouco líquido durante o dia, além de segurar a urina com frequência. Entretanto, o caso do senhor Liu não é tão comum, já que ele conta que estava há, pelo menos, uma década sem conseguir urinar, porém, não procurou auxílio médico antes.

Para evitar esse problema, é preciso beber muita água durante o dia e utilizar o banheiro sempre que tiver vontade. Além disso, é importante reduzir o consumo de sal nos alimentos.

É importante beber pelo menos 2L de água por dia para evitar pedras na bexiga (Fonte: Pixabay/Divulgação)
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: