Aranha recém-descoberta lembra pintura de Van Gogh

03/04/2020 às 09:001 min de leitura

Se dessa vez o pintor Van Gogh vem à mente, não é devido ao caso do roubo de uma de suas obras que foi noticiado recentemente no Mega Curioso, mas sim em decorrência de um feliz acaso encontrado na natureza, que em meio à descoberta de espécies inéditas, nos surpreende com novas definições de beleza e singularidade.

É o que mostra uma aranha-pavão recentemente encontrada que tem atraído muita atenção nos últimos tempos. E não é apenas por suas cores deslumbrantes, que já costumam caracterizar os machos da espécie de forma geral, mas principalmente pelos padrões de azul e amarelo que destacam seu abdômen e remetem a uma obra de arte conhecida mundialmente: Noite Estrelada, do pintor holandês Vincent Van Gogh.

(Fonte: Wikimedia)(Fonte: Wikimedia)

Foi Joseph Schubert, taxonomista que trabalha no Museu Victoria (na Austrália), quem realizou a descoberta da aranha no Parque Nacional Little Desert, em meio ao seu estudo sobre a espécie realizado nos últimos anos. Esta pequenina aranha-pavão não possui mais de quatro milímetros de comprimento e é completamente inofensiva. Devido à assimilação com a obra de Van Gogh que foi rapidamente estabelecida, ela ficou famosa por representar uma réplica da obra e foi carinhosamente nomeada de Maratus constellatus

(Fonte: Twitter / @j_schubert__)(Fonte: Twitter / @j_schubert__)

Novas descobertas

A natureza dotou as aranhas-pavão com peculiaridades que as tornam visualmente atraentes para as fêmeas. Boa parte da espécie, inclusive, está na Austrália, país rico em biodiversidade. Prova disso é que além da Maratus constellatus, outras sete espécies de aranhas-pavão que também exibem riqueza em detalhes foram descobertas. São elas: Maratus azureus, Maratus inaquosus, Maratus laurenae, Maratus volpei, Maratus noggerup e Maratus suae. Confira todas na imagem abaixo:

(Fonte: Twitter / @j_schubert__)(Fonte: Twitter / @j_schubert__)

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: