Dia Mundial de Higiene das Mãos: um hábito ainda mais importante em 2020

05/05/2020 às 10:003 min de leitura

Em 5 de maio, o mundo celebra a importância da lavagem e da higienização das mãos. O hábito, que deve ser diário, tem neste ano a campanha Salve Vidas: Limpe as Mãos, muito provavelmente em alinhamento com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as medidas de prevenção à propagação do novo coronavírus. A ação também vem ao encontro do ano oficial de reconhecimento do ofício de enfermeiras e parteiras.

Um dos principais objetivos da campanha, que acontece anualmente, é promover maior atenção das pessoas na questão da higiene das mãos, sobretudo em ambientes como hospitais e clínicas. Dessa forma, espera-se contribuir para a conscientização e adesão do hábito entre profissionais de saúde, acompanhantes e pessoas que trabalham nesses locais, para garantir maior segurança dos pacientes e evitar infecções.

Quem se lembra de quando programas educativos, como Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, ensinavam às crianças dos anos 1990 que lavar as mãos, além de importante, pode ser divertido? A música que dizia "lava uma mão, lava a outra" parece casar com a data em plena pandemia, quando a higienização das mãos é fundamental para a proteção à exposição do vírus. Nesse sentido, a data se mostra também bem propícia para inspirar e incentivar uma mudança nos comportamentos que deixam esse hábito, muitas vezes, de lado.

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Em 2020, os entusiastas da campanha também pedem maior conscientização das autoridades políticas com relação ao oferecimento de condições mais adequadas de trabalho para enfermeiros, médicos e outros profissionais que atuam na área sanitária. Com isso, a OMS espera que líderes e figuras públicas ajudem na divulgação do combate e controle de infecções, além de fornecer mais informações para a capacitação de todos no que tange às relações de higiene.

Medida de saúde pública

De acordo com a OMS, a higiene das mãos é uma das "medidas mais importantes e eficazes" para impedir a transmissão de bactérias e outras infecções hospitalares. Devemos ficar cada vez mais atentos aos cuidados com a saúde e a limpeza, já que juntos têm um papel importante na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida da população.

Mas como lavar as mãos corretamente? Essa talvez seja uma das perguntas fundamentais a serem respondidas hoje. É certo que os especialistas recomendam que água corrente e sabão neutro são instrumentos mais do que fundamentais e necessários para a boa higienização. As pessoas devem se atentar, no entanto, a esfregar as mãos não somente até fazer espuma mas também para limpar os punhos, entre os dedos e as unhas, para evitar o acúmulo de impurezas. 

Portanto, nada mais justo do que seguir as recomendações das instituições sanitárias, além de se prevenir e lavar as mãos sempre que necessário — ressaltando que antes das refeições é primordial. Caso precise sair de casa, não se esqueça de higienizar bem as mãos ao retornar, assim como logo após ter algum tipo de contato físico com qualquer pessoa.

Arma contra o coronavírus

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Infectologistas do mundo todo já garantiram, em diversos veículos de comunicação, que a higiene pode ser uma arma eficiente contra o novo coronavírus. E as mãos merecem atenção especial e redobrada. A especialista Cláudia Murta, em entrevista ao portal G1, afirmou que as mãos carregam diversos tipos de germes e bactérias, assim como fungos e outros vírus. "Quando a gente lava as mãos, tira uma parte grande dessas bactérias e vírus", ressaltou. 

A infectologista também falou sobre a importância de realizar uma boa higiene para prevenir não apenas a propagação do novo coronavírus mas também uma série de outras doenças. Ela acredita que, com a pandemia, as pessoas estarão mais cuidadosas com hábitos que possam garantir maior limpeza, já que aparentemente todos estão lavando as mãos com mais frequência e cautela.

No cenário atual, mais do que nunca, devemos estar atentos a essas medidas sanitárias que fazem muita diferença em escala global. O mundo todo vem sofrendo com a pandemia da covid-19, e evitar novas infecções deve ser uma das nossas tarefas. Não esqueça: celebre o Dia Mundial de Higiene das Mãos da melhor forma, lavando-as muito bem.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: