Alergia a exercícios físicos, será que isso existe?

03/02/2021 às 10:002 min de leitura

Você já ouviu falar em pessoas com alergia a exercícios físicos? Parece uma desculpa para não praticar as atividades, não é? Porém, a verdade é que existem alguns casos facilmente confundidos com essa condição. Por exemplo, um dos pacientes do Dr. Andrew Murphy, consultor de alergias na Pensilvânia, quase morreu após o esforço físico!

Nesse caso específico, o paciente ingeriu álcool durante a noite. Na manhã seguinte, ele usou o medicamento ibuprofeno e saiu para correr. Então, teve todos os sintomas de uma alergia grave e precisou ser hospitalizado. O curioso é que o rapaz não tinha histórico nenhum de alergias, nem ao beber, nem tomar ibuprofeno ou mesmo praticar exercícios!

Então, o que aconteceu?

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay)

Existem pessoas com alergia ao exercício físico?

Segundo o Dr. Murphy, quando uma pessoa sofre com alergia, a proteína do item em questão – como amendoim ou pelos de gatos – interage com os anticorpos da pessoa. Então, essas células liberam substâncias, como a histamina, responsáveis pelos espirros e outros sintomas da alergia.

Ao praticar exercícios físicos, não existem novas proteínas entrando ao corpo. Portanto, na prática, a alergia não seria possível.

Porém, as atividades físicas podem desencadear os mesmos sintomas. A condição é conhecida como anafilaxia induzida pelo exercício. Ou seja, não é uma reação ligada aos anticorpos, mas o exercício funciona como um gatilho para ativar as células do organismo. 

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
(Fonte: Getty Images/Reprodução)

No caso do paciente usado para exemplificar a condição, o ibuprofeno e o álcool não tiveram ligação nenhuma com a reação. Logo, os exercícios físicos já seriam suficientes para causar os sintomas de alergia. Porém, até o momento, os especialistas não sabem exatamente como isso funciona.

Uma das teorias é que isso possa ser causado pela liberação de endorfinas durante a prática de atividades físicas. Nesse caso, as substâncias seriam gatilhos para a liberação de histamina pelas células. Por outro lado, existe também a teoria de que a ingestão de alimentos pouco tempo antes da prática possa desencadear os sintomas. Portanto, é sempre bom consultar um médico caso você perceba qualquer anormalidade ao fazer exercícios físicos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: