publicidade

As 5 florestas mais velhas do mundo

08/05/2021 às 13:002 min de leitura

Datadas graças a modernas técnicas científicas, algumas das florestas naturais do mundo estão presentes em quase todos os continentes, mas, mesmo protegidas, têm sido destruídas por atividades humanas, como extração de madeira e formação de pastagens para o gado. Conheça as cinco mais antigas.

5. Florestas mistas hircanianas do Cáspio

Pouco conhecidas, as Floresta Mistas Hircanianas do Cáspio, têm entre 25 e 50 milhões de anos e foram consolidadas como Patrimônio Mundial da Unesco em 2019. Localizadas no Irã e no Azerbaijão, elas têm 55,1 mil quilômetros quadrados.

4. Floresta Amazônica

Floresta com a maior biodiversidade do planeta, a Floresta Amazônica é tão grande que sua área de 5,5 milhões de quilômetros é mais da metade das demais florestas tropicais existentes. Com mais de 55 milhões de anos, esse bioma abriga cerca de 10% da biodiversidade planetária, inclusive flora e fauna endêmicas com constante risco de extinção.

Residem na área da floresta cerca de 2,7 milhões de indígenas, que compõem 350 grupos étnicos, dos quais 60 permanecem isolados da civilização.

3. Taman Negara

Fonte: Wikimedia CommonsFonte: Wikimedia Commons

Com uma idade estimada em 130 milhões de anos, Taman Negara é uma floresta muito antiga e a primeira área de proteção ambiental da Malásia. Com seus 4.343 quilômetros quadrados, o local recebe muitos turistas e oferece a famosa Taman Negara Canopy Walk, uma impressionante ponte de 510 metros suspensa sobre as copas das árvores.

2. Floresta Tropical de Bornéu

Fonte: Wikimedia CommonsFonte: Wikimedia Commons

Aos 140 milhões de anos, a Floresta Tropical de Bornéu cobre metade da ilha, que já ocupou por inteiro um dia. Hoje, os seus 427,5 mil quilômetros quadrados refletem um longo período de desmatamento, que se acentuou nos últimos quarenta anos. A floresta é o lar de mais de 15 mil espécies de plantas com flores, 3 mil de árvores, 221 de animais terrestres e 420 de pássaros.

1. Floresta Tropical de Daintree

Localizada na costa nordeste de Queensland, na Austrália, a floresta tropical Daintree é a floresta mais antiga do planeta, com seus 180 milhões de anos. Nos seus 1,2 mil quilômetros quadrados, Daintree abriga 30% das espécies de rãs, répteis e marsupiais; 65% dos morcegos; e 18% de todas as espécies de pássaros da Austrália. 

Fonte
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: