Ovo de bebê dinossauro preservado é encontrado na China

22/12/2021 às 10:472 min de leitura

Um fóssil de 70 milhões de anos foi descoberto recentemente na província de Jiangxi, na China. A descoberta preserva um esqueleto embrionário de um dinossauro intacto dentro de um ovo de Oviraptoridae — dinossauros herbívoros e omnívoros extintos aparentados das aves —, apelidado de Baby Yingliang devido ao nome do museu que o abriga neste momento.

Pelo fato de ossos de bebês dinossauros serem extremamente raros e frágeis, a descoberta é vista como um achado único. Na visão dos pesquisadores, a expectativa é que o fóssil possa revelar uma nova perspectiva a respeito da relação entre algumas classes de dinossauros e pássaros que vivem hoje.

Achado único

(Fonte: University of Birmingham/Divulgação)(Fonte: University of Birmingham/Divulgação)

De acordo com o relatório divulgado pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, o ovo tem cerca de 17 centímetros de comprimento e abrigava um dinossauro de 27 centímetros medindo da cabeça aos pés. Caso essa criatura tivesse sobrevivido até sua fase adulta, os cientistas acreditam que ela teria atingido até 3 metros de comprimento.

Conforme foi analisado em outros fósseis de Oviraptoridae pelo mundo, os arqueólogos indicam que os dinossauros mudavam de posição dentro do ovo de maneira muito parecida com algumas aves contemporâneas. Em aves modernas, tal comportamento é descrito como o ato de "dobrar", que é controlado pelo sistema nervoso central e é fundamental para o sucesso da incubação.

Na visão do pesquisador Waisum Ma, responsável pelo estudo, a descoberta é uma novidade para diversos campos da Ciência. "Ficamos surpresos ao ver esse embrião lindamente preservado dentro de um ovo de dinossauro, deitado em uma postura de pássaro. Essa postura não havia sido reconhecida em dinossauros não aviários anteriormente", ele disse.

Passado dos dinossauros

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Ao que sabemos atualmente, todos as aves evoluíram diretamente da subordem de dinossauros bípedes chamada de Theropoda, o que inclui criaturas como o T-Rex e outros velociraptors menores. Entretanto, o comportamento de pré-incubação não é o único que os pássaros modernos herdaram de seus ancestrais dinossauros.

Esses mesmos dinossauros eram conhecidos por se sentarem em cima de seus ovos para ajudá-los a chocar, dizem os pesquisadores. O fóssil encontrado na província de Jiangxi teria sido descoberto por uma empresa chamada Yingliang Group por volta dos anos 2000 e foi esquecido em um armazém por mais de 10 anos. 

Após esse período, o artefato foi descoberto por funcionários do Museu de História da Natureza da Pedra de Yingliang, subsidiado pela companhia. Desde então, o fóssil tem sido analisado por pesquisadores para identificar mais comportamentos comuns entre dinossauros e aves modernas.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: