7 coisas estranhas que os morcegos fazem além de beber sangue

21/01/2022 às 13:002 min de leitura

Poucos animais têm uma “fama” tão marcada quanto os incautos morcegos. É provável que, quando você vê um morceguinho por aí, pense em vampiros que sugam o sangue de pessoas, mas a verdade é que esses animais fazem muito mais do que isso – inclusive, ações que você jamais imaginaria e que vão deixá-lo de queixo caído.

Neste texto, fizemos uma lista de informações inusitadas sobre esses mamíferos que vão ajudar você a pensar em outras coisas além do Drácula ou do Batman quando olhar para eles.

1. Eles usam a urina como "perfume"

(Fonte: EBC)(Fonte: EBC)

Acredite se quiser, mas algumas espécies de morcego usam a própria urina para se “perfumar”. Os biólogos chamam esse procedimento como “lavagem de urina”. Tal fenômeno é uma explicação razoável de por que muitas vezes você sente uma onda de fedor quando um morcego se aproxima.

2. Eles praticam várias modalidades de sexo

(Fonte: National Geographic)(Fonte: National Geographic)

Um dos fatos talvez mais curiosos é que os morcegos são bem ativos sexualmente. E, pasme, eles se masturbam e masturbam seus parceiros com relativa frequência. Eles também usam suas longas línguas para praticar sexo oral.

Por isso, se você vir dois morcegos em uma situação que parece meio íntima, mantenha-se afastado ou pode “sobrar” para você.

3. Morcegos gays

(Fonte: O Eco)(Fonte: O Eco)

Você já sabe que os morcegos são conhecidos por sua performance sexual. Eles, inclusive, praticam sexo com morcegos do mesmo gênero. Pesquisadores já registraram tanto morcegos machos quanto fêmeas se divertindo uns com os outros.

4. Eles são verdadeiras "maquininhas" de cocô

(Fonte: Infoescola)(Fonte: Infoescola)

Os morcegos também têm metabolismo muito rápido e por isso eles precisam comer o tempo todo. Então, outra informação que você precisa saber sobre esses animais é que eles também fazem cocô em uma frequência impressionante: a cada 20 minutos, eles soltam “guano”, termo técnico para as fezes de morcegos e aves. Curiosamente, o “guano” também é um ótimo fertilizante.

5. Eles são capazes de transmitir várias doenças

(Fonte: BBC)(Fonte: BBC)

Se você foge toda vez que vê um morcego, saiba que há boas razões para você continuar fazendo isso; afinal, morcegos são capazes de transmitir muitas doenças para os seres humanos. Dentre elas, está a ABVL (doença fatal semelhante à raiva) e a histoplasmose (uma infecção pulmonar causada pelas fezes do morcego). Por isso, ao invés de temer "a mordida do vampiro", talvez você devesse ficar com medo da transmissão dessas enfermidades.

6. Eles usam o olfato como forma de comunicação

(Fonte: Superinteressante)(Fonte: Superinteressante)

Nós já sabemos que os morcegos fedem, mas há uma boa razão para isso: eles usam o cheiro como uma forma de comunicação. As mães morcego, por exemplo, localizam seus filhotes por meio do fedor que eles emitem. Eles também usam esse sentido para identificar o seu bando em um local lotado de outros morcegos. O cheiro característico desses animais é solto por meio de glândulas que eles têm nos pescoços.

7. Eles não estão interessados no seu sangue

(Fonte: Zero Hora)(Fonte: Zero Hora)

Depois dessa extensa lista, você ainda está preocupado que um morcego vá morder seu pescoço para tirar o seu sangue? Pois saiba que esse medo é infundado. Isso se dá porque raramente os morcegos mordem humanos, mas eles costumam preferir as vacas, as galinhas e as ovelhas como seus hospedeiros.

Mas se você quiser uma informação macabra sobre isso, lá vai: depois de morderem um animal, eles costumam voltar até ele nos dias seguintes para beber mais umas gotinhas de seu líquido favorito.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: