Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?

28/02/2022 às 06:302 min de leitura

Independentemente de sua idade, é bem provável que um dia você tenha se perguntado quem veio ao mundo primeiro: o ovo ou a galinha? Essa é uma questão milenar passada de geração para geração e que provoca inúmeras reflexões a respeito da vida na Terra.

Há quem acredite que essa é uma pergunta estúpida e que não vale a pena ser feita. Será mesmo? Para isso, é preciso olhar todos os lados da moeda, ver os lados científicos e filosóficos desse questionamento e determinarmos o quão significante é ter esse tipo de indagação na sociedade. 

Leia tambémPor que o peru tem esse nome se ele não é peruano?

Evidências científicas

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Para quem busca uma resposta simples para essa questão, é importante evidenciar o lado científico da situação. Em geral, os ovos existiram bem antes das galinhas. Os fósseis mais antigos de ovos e embriões de dinossauros chegam a ter 190 milhões de anos de idade. 

Por outro lado, os fósseis de Archaeopteryx — os animais mais antigos aceitos como aves — têm cerca de 150 milhões de anos. Logo, os ovos já estavam na Terra bem antes de qualquer ave pensar em existir. A mesma resposta valeria se apenas considerássemos as galinhas e os ovos de que elas nascem.

É de imaginar que, em algum momento histórico, uma criatura muito semelhante a uma galinha depositou um ovo contendo um pássaro cuja composição genética, devido a alguma pequena mutação, era totalmente galinha. Cientificamente falando, é praticamente impossível determinar o período histórico que esse tipo de mutação aconteceu, mas sabemos que a criatura que botou o primeiro ovo de galinha não era exatamente uma delas.

Evolução do pensamento humano

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Há algum tempo, cientistas tentaram usar a justificativa de que uma proteína específica necessária para a formação da casca do ovo só foi encontrada em ovários de galinha. Logo, isso serviria como uma evidência clara de que as galinhas teriam existido primeiro.

Mesmo assim, essa nunca foi uma teoria que despertou muito interesse ou chegou perto de ser comprovada. O mais curioso dessa questão é que ela diz respeito à evolução do pensamento humano sobre filosofia. Segundo o escritor François Fénelon, esse era um questionamento que Aristóteles tinha na Grécia Antiga.

Nas palavras de Fénelon, o pensador grego acreditava que não existia uma resposta exata para essa pergunta, uma vez que "um pássaro vem de um ovo e cada um necessita da existência do outro para ser real". Posteriormente, o tema serviu de análise para outros filósofos, como Plutarco, Macróbio, Agostinho e Tomás de Aquino.

Para os mais próximos do criacionismo, a primeira galinha teria sido obra de Deus, e não fruto de um ovo. Para aqueles que seguissem Charles Darwin, por sua vez, a teoria da evolução apresentada em A Origem das Espécies (1859) deixou tudo mais complicado. Fato é que, embora a ciência esteja praticamente resolvida quanto à resposta final, a mente humana continuará criando milhares de hipóteses mirabolantes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: