publicidade

5 curiosidades chocantes sobre eclipses lunares

16/04/2022 às 07:002 min de leitura

Você sabe o que é um eclipse lunar? Esse fenômeno ocorre quando a Lua atravessa a sombra da Terra e adquire uma coloração avermelhada. Inclusive, essa ocasião especial só pode acontecer quando a Lua está em fase cheia. Nos tempos antigos, os eclipses eram considerados assustadores para algumas pessoas, principalmente porque muitas civilizações usavam a Lua e o Sol para contar o tempo e as estações. 

Logo, quando a aparência de um dos astros mudava por completo, ninguém sabia o que esperar. E se você acredita que esse é o único fato curioso existente sobre os eclipses lunares, você está bastante enganado! Confira a lista com cinco curiosidades chocantes a respeito desse fenômeno.

Leia também: 5 mistérios incríveis não desvendados sobre a Via Láctea

1. Frequência dos eclipses lunares

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Até agora, no século XXI, já aconteceram 85 eclipses lunares. Dependendo da região do planeta em que você estiver, é possível ver esse fenômeno acontecendo entre 40 e 45 vezes a cada 2 ou 3 anos. Em comparação, o eclipse total do Sol ocorre, em média, uma vez a cada 375 anos.

A disparidade entre os dois tipos de eclipse se dá muito pelo diâmetro da sombra dos dois astros. Como a Terra é consideravelmente maior que a Lua, torna-se muito mais fácil gerar uma sombra grande o suficiente para bloquear a passagem de luz solar para seu satélite natural.

2. Queda de temperatura

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Quando a sombra da Terra varre a paisagem lunar, as temperaturas do satélite caem radicalmente. Esse enorme choque térmico pode fazer que algumas rochas lunares se desintegrem e quantidades de gás escapem de dentro da Lua. Porém, se o eclipse ocorrer quando o Sol estiver alto no céu lunar, a queda da temperatura é ainda mais rápida.

Em 1971, pesquisadores registraram uma diminuição de temperatura de 75,7 °C para -102,1 °C, em um período de apenas 10 a 30 minutos, em dois locais onde o voo espacial Apollo 12 havia aterrissado. 

3. Tipos de eclipse lunar

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Um eclipse lunar pode ser total, parcial ou penumbral. O primeiro ocorre quando a sombra da Terra toma completamente conta da Lua, enquanto o parcial é o nome dado para os eclipses que a sombra só ocupa parte do satélite natural do nosso planeta. O eclipse penumbral, no entanto, é mais imperceptível.

Essa terceira vertente ocorre quando a sombra externa mais clara da Terra (penumbra) cobre a Lua, o que faz que muitas vezes esse fenômeno passe despercebido por observadores casuais do céu.

4. Lua vermelha

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Durante um eclipse lunar, é comum que o satélite da Terra seja chamado de "Lua de sangue" por conta da coloração avermelhada que adquire. A razão por trás dessa mudança de cor é a maneira como a luz é refletida na atmosfera do planeta. Esse fenômeno é chamado de Dispersão de Rayleigh.

Inclusive, esse é o mesmo motivo pelo qual o Sol nasce e se põe em uma coloração mais avermelhada. A cor exata da lua também é influenciada pelas partículas na atmosfera da Terra no momento do evento. 

5. Limite de tempo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

É de se pensar que um eclipse lunar não dura para sempre, mas de quanto tempo estamos falando? Segundo o Museu Marítimo Nacional de Londres, esse fenômeno não pode durar mais que 3 horas e 40 minutos. Além disso, um eclipse lunar total não tem mais que 1 hora e 40 minutos. 

Como a Terra tem uma sombra em formato de cone, a duração do evento depende muito de onde a lua está viajando dentro da sombra.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: