6 usos inusitados para as batatas

06/06/2022 às 13:003 min de leitura

Com origem na região andina, próximo ao Lago Titicaca, e aperfeiçoada pelos incas, a batata tomou o mundo e invadiu a gastronomia mundial quando os europeus que havia chegado à América decidiram levar o tubérculo para seu continente de origem.

Mas não pense que o único uso possível para as batatas se encontra na culinária, pelo contrário. Ao longo das últimas décadas, muitos pesquisadores descobriram usos ligeiramente inusitados para a mãe de todas as porções, o par perfeito de um bom hambúrguer. Nos acompanhe para conhecer 6 usos inusitados dado para o tubérculo.

1. Geração de eletricidade

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Um belo dia, o pesquisador Haim Rabinowitch, da Universidade Hebraica de Jerusalém, tem a seguinte ideia: "e se eu tentasse gerar energia a partir de uma batata?". E ele conseguiu. Apesar do tom de piada, Rabinowitch pesquisa como retirar energia de plantas há tempos, especificamente da batata.

Ele criou o que chamou de "bateria de batata", em que zinco (atuando como ânodo) e cobre (fazendo a vez de cátodo) reagem com a acidez da batata liberando elétrons, que vão de um ao outro em uma espécie de circuito elétrico. Fica a dúvida: posso usar uma bateria de batata para ligar minha Air Fryer e fazer batata frita?

2. Cultivar rosas

Dia dos Namorados, das Mães, enfim, qualquer que seja a ocasião em que você decida presentear alguém com rosas e certamente já notou que elas não duram tanto quanto gostaríamos, certo? Mas você pode fazê-las florescer novamente utilizando uma batata.

A planta atua como uma estaca, nada mais que caules da rosa. As batatas fornecerão à rosa a quantidade exata de nutrientes e umidade que a planta necessita, fazendo com que raízes sejam desenvolvidas. É um dos métodos de propagação de flores mais simples e eficaz.

3. Removedor de ferrugem

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Caso tenha fogão em casa já deve ter notado que algumas partes dele costumam acumular manchas de ferrugem. Pois com uma simples batata crua você é capaz de retirá-las e preserva seu eletrodoméstico. Tudo acontece porque ela contém ácido oxálico, uma substância cujo poder de remoção de ferrugem é muito eficaz.

Basta cortar uma batata ao meio e com uma das metades esfregar a mancha. Para potencializar o efeito, considere incluir bicarbonato de sódio ou vinagre na batata antes de esfregá-la no fogão.

4. Decoração com suas flores

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Quem nunca viu pode se surpreender, mas as flores da batata são realmente muito bonitas. Sua flor faz parte da família da beladona, que ao crescer dá flores brancas, rosas, vermelhas, azuis ou roxas. No século XVIII, pouco após o tubérculo ser levado da América do Sul para a Europa, suas flores se tornaram as favoritas da nobreza francesa.

Apesar do esforço, não convenceram ninguém a investir na plantação das flores. É raro encontrá-las, tanto que se você fizer uma pesquisa no Google provavelmente vai achar uma receita com esse nome. Por sinal, fica a sugestão: façam flor de batata com bacon.

5. Para fazer plásticos

Para combater o excesso de plástico no mundo, iniciativas têm levado adiante pesquisas para desenvolvimento de bioplástico, isto é, material semelhante, mas que é biodegradável (capaz de Ser decomposto por micro-organismos presentes no meio ambiente).

Uma dessas tentativas utiliza amido de batata, um polímero natural com o qual é possível produzir um bioplástico. Para tal, ele é acrescido ao plástico sintético puro, deixando este último presente em menor quantidade, resultando em um produto menos prejudicial ao ecossistema.

6. Medição do tempo

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Hoje em dia, é improvável pensar em alguma comunidade usando a batata desta maneira, mas durante o Império Inca, no Peru, era comum calcular o tempo tendo como parâmetro o quanto se levava para que uma batata fosse cozida.

Importante pontuar que isso não era à toa, mas intensos estudos dos incas sobre o tempo. Não nos esqueçamos que foram conhecidos por suas práticas agrícolas inovadoras e muito criativas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: