6 situações inusitadas que te deixam bêbado mais rápido

07/07/2022 às 12:002 min de leitura

Quase todo mundo tem uma história envolvendo o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, algumas que fazem rir, outras que fazem chorar. Muitas destas podem ter sido facilitadas por comportamentos erráticos de quem se aventura entre um copo e outro. E nem estamos falando sobre quantidade ou mistura de tipos diferentes de bebidas.

O ambiente, nossa saúde e comportamentos do dia a dia são capazes de influenciar o efeito que o álcool tem sobre o corpo, nos levando àquele porre homérico. Conheça seis situações inusitadas capazes de te deixar bêbado mais rápido, mas que fique claro que não é um guia para você beber e ficar doidão. Consumo excessivo de álcool faz mal à saúde. Vamos à lista.

1. Grande redução de peso

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

A perda de peso acentuado afeta sensivelmente a maneira como nosso organismo absorve as bebidas alcoólicas. Essa é uma razão que impacta diretamente quem está em intensos processos de regime.

Uma redução de peso corporal em 10%, por exemplo, já é suficiente para fazer você ficar bêbado muito mais rápido. A explicação é que a redução também implica na diminuição de água no seu organismo, tornando a concentração de álcool maior.

2. Dormir pouco

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Nossos hábitos influenciam muitos aspectos da nossa vida, inclusive se ficamos bêbados rapidamente ou não. Quando estamos exaustos, os processos mentais ficam mais lentos, prejudicando nosso Sistema Nervoso Central. Desta maneira, o seu corpo passa a não conseguir processar a bebida alcoólica com a velocidade necessária.

Essa situação potencializa os efeitos sobre o corpo, fazendo você se sentir mais bêbado, depois mais cansado, aí mais bêbado, em um ciclo quase sem fim. Logo, em todos os casos, a sugestão é: durma bem — e não exagere na bebida.

3. Estar resfriado

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Outra situação inusitada capaz de te deixar loucão de álcool é estar resfriado. Em geral, a doença leva a um processo de desidratação, fator que torna a concentração do álcool no sangue maior, ou seja, menos líquido para diluir a bebida.

Sendo assim, a maior incidência de bebida no seu organismo fará com que os efeitos de sua ingestão sejam mais duradouros. Antes que você comece a comemorar estar gripado para poder enfiar o pé na jaca, isso também torna uma eventual ressaca pior, então cuidado.

4. Bebida alcoólica quente

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Esse é um tópico bastante controverso, já que não existem evidências científicas que a comprovem. Em teoria, bebidas alcoólicas em temperaturas mais baixas seriam melhor absorvidas pela corrente sanguínea, já que as temperaturas entre elas seriam mais próximas.

No entanto, existem pesquisas indicando que o álcool em temperatura ambiente (ou quente, em termos leigos) acaba sendo absorvido mais rapidamente através do revestimento do estômago, afetando o bebum mais rapidamente.

5. Ter mais que 25 anos de idade

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Muita gente já ouviu crianças e adolescentes dizendo que querem crescer para poder beber. Mal sabem eles que nosso organismo reage bem diferente ao consumo de álcool conforme ganhamos velinhas no bolo de aniversário.

Depois dos 25 anos, estudos indicam que nosso corpo processa a bebida mais lentamente, fazendo com que você fique bêbado mais rápido. Isso faz com que o álcool que você ingere fique mais tempo no seu organismo, prolongando a sensação de estar chapado.

6. Beber no avião

(Fonte: iStock/Getty Images Plus)(Fonte: iStock/Getty Images Plus)

Hoje em dia pode ser raro alguém beber no avião, já que o serviço de bordo nem sempre oferece bebidas alcoólicas e, quando o faz, o preço é pouco convidativo. De toda forma, quem deseja ficar nas alturas (literal e metaforicamente) pode pensar em beber uma taça de vinho ou uma cerveja enquanto voa.

A explicação é que no avião o nível de oxigênio em seu sangue é mais baixo, ocasionado pela pressão atmosférica dentro da cabine — não, a pressurização não a torna igual quando estamos no solo. Desta maneira, seu organismo age mais lentamente, a bebida permanece mais tempo no corpo e o efeito é potencializado.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: