5 teorias da conspiração esdrúxulas com base científica

14/08/2022 às 12:002 min de leitura

Teorias da conspiração são hipóteses que tentam explicar, de modo especulativo, que pessoas ou organizações desenvolveram uma trama para esconder a verdade da população. Muitas se perpetuaram e até hoje fazem parte do imaginário coletivo.

No entanto, algumas delas foram inspiradas por teorias científicas reais, como a famosa teoria da Terra Plana. Outras seguem sendo criadas "do além", como a que afirmava que o vírus da Covid teria sido criado em laboratório para afetar a economia global. Confira algumas dessas teorias da conspiração malucas criadas a partir de hipóteses científicas.

1. O homem não chegou à Lua

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O homem nunca pisou na Lua. Ao menos é o que muita gente acredita desde 1969. Essa talvez seja, junto com a teoria da Terra Plana, a mais famosa teoria da conspiração — e que ainda encontra muitos crentes.

Todos os elementos do pouso da Apollo 11 já foram analisados minuciosamente, pois havia quem defendesse que os Estados Unidos mentiram para acabar com a corrida espacial contra os soviéticos durante a Guerra Fria.

Entre as principais evidências estaria o fato da bandeira afixada na Lua estar balançando, algo improvável de acontecer onde não há atmosfera. Quem defende essa conspiração se esquece da inércia, mas é normal para quem nega tanto a ciência a ponto de levar isso a sério.

2. O Pé Grande

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Sim, o Pé Grande também é uma teoria com muitos seguidores. No Canadá e, especialmente, nos Estados Unidos, os relatos de aparecimentos do animal são abundantes, com direito a fotos e registros em vídeo.

Há grupos de pessoas que se reunem para encontrar o tal do bicho. Acontece que nenhuma imagem documentada tem proximidade à criatura ou qualidade suficiente. Até mesmo um falso DNA foi divulgado, dizendo que o Pé Grande seria real.

3. Nova Ordem Mundial

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Os Illuminati são tema recorrente de livros e filmes — de Doutor Estranho a Anjos e Demônios. Eles seriam um grupo secreto que desejaria impor a chamada Nova Ordem Mundial. Os teóricos acreditam que os Illuminati planejariam atos nefastos pela sede de poder.

Presidentes, reis e vários outros líderes mundiais fariam parte desse agrupamento secreto, deixando por aí várias pistas sobre sua existência (como o olho na pirâmide presente nas notas de dólar).

Vacinas, profecias sobre o fim do mundo e tecnologia militar de primeira geração são apontados como provas da existência e organização da Nova Ordem Mundial. O ex-presidente Donald Trump trouxe o assunto à tona, novamente, ao dizer que os Illuminati tentavam tirá-lo do poder.

4. Trilhas de nuvens dos aviões são controle governamental

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

As longas linhas de nuvens finas deixadas por aviões que, eventualmente, podem ser vistas no céu, são resultado do vapor de água emitido que se condensa nas condições climáticas certas. Porém, há uma teoria da conspiração envolvendo elas desde a década de 1990.

Conhecida como Chemtrails, a teoria afirma que estes aviões, na realidade, estariam a serviço do governo norte-americano para pulverizar produtos químicos tóxicos no ar, com o objetivo de controlar a população deixando-a estéril. Coisa de doido, certo?

5. Vacinas provocam autismo

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Vacinas são importantes, comprovamos isso (novamente) durante a pandemia de coronavírus. Contudo, muita gente começou a levantar teorias da conspiração malucas, associando as vacinas a problemas de saúde —  e até dizendo que era uma desculpa para implantar chips.

Uma das mais conhecidas relaciona vacinas ao autismo. Seu maior defensor, o médico Andrew Wakefield, dizia que vacinas deixam as crianças mais propensas a terem distúrbios de comportamento. Ele chegou a publicar um estudo em 1998, que foi refutado pela medicina.

A maluquice defendida pelo médico foi classificada como a "farsa médica mais prejudicial dos últimos 100 anos". Wakefield falsificou dados, pois tinha interesses financeiros em provar sua teoria. Ele perdeu a licença e foi proibido de exercer a profissão.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: