Tabela periódica: as mulheres 'esquecidas' que ajudaram a criá-la

16/11/2022 às 12:003 min de leitura

Muita coisa aconteceu até que o químico russo Dmitri Mendeleev apresentasse sua pesquisa sobre as propriedades dos elementos e suas massas atômicas, que resultou na Tabela Periódica.

Ao menos sete grandes cientistas mulheres, entre elas a duas vezes vencedora do Nobel, Marie Curie, foram responsáveis pela sedimentação das pesquisas que culminariam na elaboração da tabela, ou foram descobridoras de elementos integrantes a ela.

O preconceito e o machismo estrutural são alguns dos responsáveis para que os nomes e as trajetórias profissionais destas cientistas sejam apagados da história, algo que acreditamos ser necessário corrigir.

Marie-Anne Lavoisier e a nova noção de elemento químico

O trabalho de Marie-Anne Lavoisier é um destes casos. Química de origem francesa, colaborou com o trabalho de seu companheiro de laboratório e de vida, Antoine Lavoisier.

Ela foi peça fundamental na publicação da obra Méthode de nomenclature chimique, em 1787, na qual, junto a seu marido e outros colaboradores, deram novos e sistemáticos nomes a todos os elementos então conhecidos. Marie-Anne e seus colegas foram além, criando um conjunto de regras para nomenclatura de compostos, válidas até os dias atuais.

O trabalho desse conjunto de químicos, do qual, ressaltasse, Marie-Anne foi peça crucial, inclusive na tradução de trabalhos que foram base para a elaboração da pesquisa, ainda rendeu o conceito de elemento químico como uma substância química e apresentou uma tabela com 33 elementos.

Jane Macet ajudou a popularizar a química

A suíça Jane Marcet teve um importante papel na popularização da química, especialmente entre outras mulheres. Ela foi pioneira na elaboração de livros científicos explicativos de caráter popular.

Em Conversations on Chemistry, seu mais conhecido trabalho, ela desenhou na tabela de elementos criada pelos Lavoisier os metais alcalinos e alcalino-terrosos recentemente descobertos e isolados por Humphry Davy, cujas palestras ela havia assistido.

Os elementos descobertos por Jöns Jacob Berzelius, William Hyde Wollaston, Smithson Tennant e Charles Hatchett também estavam contidos na obra. Ela foi importantíssima para enfatizar a necessidade de experimentação e de rigor teórico, além de ter sido a maior fonte de elementos conhecida, quase como uma "enciclopédia".

A importância de Julia Lermontova

Contemporânea de Dmitri Mendeleev, Julia Lermontova foi a primeira russa a obter um doutorado em Química (e a terceira em toda a Europa). É graças ao trabalho de Lermontova que os elementos do grupo da platina foram colocados no lugar correto na Tabela Periódica.

Eles são elementos muito próximos entre si, em propriedades e pesos atômicos, e sua definição era uma tarefa exaustiva, que envolvia a repetição de procedimentos analíticos precisos, todos executados por Julia. Por quase um século, atribui-se a organização a Mendeleev, até que a pesquisa de Lermontova foi descoberta nos arquivos do químico.

Marie Curie e Ida Noddack-Tacke

O nome e o trabalho de Marie Curie são mais conhecidos, já que ela descobriu o polônio e o rádio e ganhou o Nobel duas vezes em áreas distintas. Ainda assim, é preciso exaltar sua genialidade, já que fez seu marido, o também cientista Pierre Curie, abandonar a própria linha de pesquisa ao notar o imenso potencial do trabalho de Marie em radioatividade.

Já a química alemã Ida Noddack-Tacke é responsável pela descoberta e isolamento do rênio, uma das substâncias mais raras da Terra. Ela foi a primeira química a elaborar a ideia do que seria fissão nuclear, em 1934. Nesta época, a Alemanha proibia que mulheres casadas tivessem trabalho remunerado, razão pela qual seu trabalho não foi levado a sério.

Stefanie Horovitz e Ellen Gleditsch: trabalho com isótopos

Outros dois nomes fundamentais no trabalho com elementos da tabela periódica são o da química polonesa Stefanie Horovitz e da norueguesa Ellen Gleditsch.

Stefanie forneceu a primeira evidência para o conceito de isótopos, isto é, átomos de um mesmo elemento com mesmo número atômico, mas massa diferente. Já o trabalho de Ellen comprovou que o conceito de isótopos se estendia além dos radioelementos, isto é, elementos químicos radioativos.

É importante frisar que essas histórias não param por aqui, pois muitas mulheres contribuíram com conhecimento sobre os elementos químicos, antes e depois de Mendeleev. Não podemos esquecer que a tabela periódica é resultado de um trabalho de vários cientistas, entre os quais diversas mulheres, que contribuíram com conhecimentos e descobertas significativas.