Será que todo mundo tem uma 'voz' na cabeça?

10/12/2022 às 13:002 min de leitura

Quantas vezes você já se pegou conversando com a "pequena voz" que atua dentro da sua cabeça? No fim das contas, é bastante comum criar longas conversas dentro de nossos pensamentos para esclarecer situações da vida, ajudar em um momento delicado no trabalho ou para criticar nossos próprios comportamentos.

Mas será que todas as pessoas no mundo possuem esse monólogo interno? Por muito tempo, acreditava-se que era completamente impossível uma pessoa não ter uma voz interna em sua cabeça, mas estudos recentes indicam que esse não é o caso. De acordo com pesquisadores, nem todas as pessoas processam a vida da mesma maneira e podem apresentar métodos diferentes de manejar seus pensamento e sentimentos. Veja só!

Cérebro em atuação

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Quando citamos o termo "monólogo interno" estamos nos referindo às pessoas com capacidade de ter uma fala privada dirigida a si mesma, o que acontece sem que nossa boca precise emitir qualquer articulação ou som. Sendo assim, é basicamente como se você realmente conseguisse "ouvir" sua própria voz sem dizer nada.

Alguns estudos, inclusive, sugerem que crianças podem usar alguma forma de fonética interna para raciocinar desde 18 a 21 meses. Para analisar essa função cerebral, o Laboratório de Psicologia e Neurocognição do CNRS, instituto nacional de pesquisa francês, observou esses monólogos internos em três dimensões em um estudo feito em 2019.

A pesquisa aponta que a primeira dimensão é a dialogalidade, o que diria que algumas conversas internas são tão complexas que existe um debate se é certo chamá-las de monólogos. Em segundo lugar ocorre a condensação, que mede o quão prolixo é o seu discurso interno. Por fim, entra a intencionalidade, fator que analisa se estamos entrando em um discurso interior de propósito ou por acaso.

Interpretando dados

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em 1990, um estudo conduzido pela Universidade de Nevada passou a questionar a dependência das pessoas de uma voz interior. Utilizando um bipe, os pesquisadores pediram para que os participantes sempre anotassem o que estavam pensando ou experimentando em suas cabeças quando o dispositivo apitasse.

No fim do dia, eles precisavam se reunir com um pesquisador para revisar suas respostas. Após uma série de encontros, a equipe de pesquisa notou que algumas pessoas tinham uma fala interior toda vez que o bipe tocava, quase como se tivessem um rádio em suas cabeças. Porém, outros apresentaram menos monólogos do que o normal e uma pequena porção nem mesmo tinha fala interior.

Esse último grupo, por sua vez, experimentava imagens, sensações e até mesmo emoções no lugar das vozes e palavras. Com o tempo, a falta de monólogo interior passou a ser associada a uma condição chamada afantasia — também conhecida como "cegueira do olho da mente".

Pessoas que sofrem de afantasia não têm visualizações em suas mentes. Logo, não conseguem imaginar mentalmente um lugar por onde passaram ou o rosto de um ente querido. Muitas vezes, essas pessoas também não experimentavam formas de monólogos internos claros. No fim das contas, a afantasia e a falta de voz interior não são condições necessariamente ruins, mas podem resultar em uma maior dificuldade para que essa pessoa se adapte a alguns métodos de aprendizados usados até hoje. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: