
Ciência
09/01/2023 às 09:00•2 min de leitura
Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães investiram tempo e dinheiro em projetos extremamente ambiciosos para o combate. Conhecidos como Wunderwaffe (super armas, em tradução livre), eram ideias ambiciosas que em vários casos nunca saíram do papel.
Porém, um dos projetos foi concluído e chegou a ser utilizado em batalhas. O avião Ar 234 B-2s, foi o primeiro bombardeiro a jato operacional a entrar em combate, e nos meses em que foi utilizado, se tornou um problema para os Aliados.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O Ar 234 B-2s foi um avião a jato criado pela fabricante Arado. Seu primeiro ataque aconteceu na véspera do Natal de 1944, quando as forças americanas se concentravam em Liège, na Bélgica. Até aquele momento, nunca um bombardeiro a jato havia sido utilizado.
O esquadrão formado por nove Ar 234 B-2s, pegou os Aliados desprevenidos, por sua velocidade e capacidade de destruição. Eles conseguiam transportar uma bomba de cerca de 500 quilos e eram mais rápidos e ágeis que as aeronaves inimigas, que não conseguiam alcançá-los em combate.
O Ar 234 B-2s foi desenvolvido como uma aeronave de reconhecimento. Seu voo inaugural aconteceu quatro meses antes do ataque em Liège, durante uma missão de reconhecimento sobre a Normandia, tirando fotos de depósitos de suprimentos e movimentos de tropas. O projeto passou por uma reconfiguração rápida para que fosse possível incluir uma bomba para ataques mais ágeis.
Ar 234 ao lado de outras aeronaves alemãs no Smithsonian National Air and Space Museum. (Fonte: Wikimedia Commons)
No final da guerra, soldados britânicos conseguiram prender um piloto alemão que estava com um Ar 234 na Noruega. Os ingleses entregaram o avião aos americanos, que decidiram levá-lo para um centro de pesquisa nos Estados Unidos. Lá, pilotos que haviam participado do conflito avaliaram a aeronave ao lado de engenheiros, para poder aproveitar a tecnologia de alguma maneira.
Porém, a conclusão a qual eles chegaram foi que o bombardeiro era inovador, mas sua real eficácia era questionável. Ele chegou tarde demais na guerra e em número muito pequeno para ter qualquer impacto significativo. Mas o mais importante para os pilotos foi que ele provavelmente saiu da prancheta muito cedo e com muitas falhas.
Resumindo, o Ar 234 era uma aeronave experimental que precisava de mais consideração conceitual antes de ser colocada em serviço. Houve um esforço para tentar aperfeiçoá-lo, mas o máximo que o bombardeiro alemão fez foi emprestar alguns dos aspectos aerodinâmicos para alguns projetos que estavam sendo desenvolvidos, como o F-86 Sabre.
Em 1949, a Força Aérea dos EUA doou o Ar 234 junto com outras aeronaves alemãs para o Smithsonian National Air and Space Museum. Este Blitz passou por extensas mudanças para que os pilotos de teste americanos pudessem pilotá-lo, e o museu empreendeu um grande esforço de restauração em 1984 para trazer o Ar 234 de volta à sua condição de guerra. Atualmente é o único modelo usado na guerra que restou.