NASA anuncia os quatro astronautas de nova viagem à Lua

03/04/2023 às 13:002 min de leitura

Nesta segunda-feira, a NASA realizou um feito inédito na sua história. Pela primeira vez, a agência espacial nomeou uma mulher e um afro-americano que participarão de uma missão de viagem em torno da lua. Esta será a primeira viagem tripulada com esta finalidade em mais de 50 anos.

Quatro astronautas participarão da missão Artemis II. Um deles é Victor Glover, de 46 anos, um astronauta que trabalha na NASA desde 2013 e que será o piloto da nave. Ele é um aviador da Marinha dos Estados Unidos e já fez parte de quatro missões espaciais. Victor será a primeira pessoa negra a ser enviada em uma viagem lunar.

A outra astronauta é Christina Hammock Koch, uma engenheira de 44 anos que possui o recorde do voo espacial mais longo já feito por uma mulher. Ela também esteve presente nas três primeiras caminhadas espaciais femininas da NASA, e irá para a Artemis como especialista da missão.

Participam também do voo Jeremy Hansen, de 47 anos, que é coronel da Força Aérea Real Canadense e será o primeiro cidadão do Canadá a participar de uma viagem à lua. O quarto tripulante é Reid Wiseman, que também tem 47 anos e é ex-piloto de caça da Marinha dos Estados Unidos. Ele será comandante da missão.

O anúncio foi feito no Johnson Space Center, base de controle da NASA, em Houston. Participaram do evento jornalistas, alunos do ensino fundamental de escolas locais e líderes da indústria espacial. Após o anúncio, o presidente Joe Biden ligou individualmente para cada um dos quatro astronautas para parabenizá-los.

A missão Artemis II

(Fonte: CNN)(Fonte: CNN)

A Artemis 2 será o primeiro voo espacial tripulado do Programa Artemis, e deve ocorrer em algum momento do ano de 2024. No início, a missão foi planejada para que os tripulantes pudessem coletar amostras de um asteroide presente na órbita lunar, mas este objetivo foi alterado. 

O plano agora compreende fazer um teste de sobrevoo lunar, para por fim retornar à terra. A última vez que uma espaçonave com tripulação foi enviada para além da órbita terrestre ocorreu em 1972, com a Apollo 17, quando três astronautas homens participaram da expedição.

A Artemis II dá sequência à Artemis I, missão especial realizada com sucesso em dezembro de 2022, e que significou o lançamento inaugural do novo megafoguete da NASA. Na ocasião, foi feito um voo de teste não tripulado que durou 25 dias.

Entende-se que o sucesso da Artemis II será uma etapa fundamental para fincar bases para uma futura exploração de Marte.

O plano de voo da nova missão lunar

(Fonte: Space)(Fonte: Space)

A jornada da Artemis II deverá durar 10 dias de ida até o redor da lua, completados com o retorno à Terra. A ideia da missão é demonstrar que os aparelhos de suporte à vida usados na nave Orion funcionarão conforme o planejado, atendendo as necessidades dos astronautas tripulantes.

O voo da Artemis II deve se afastar cerca de 10.300 km para além da lua antes de retornar - no total, serão 370.000 km percorridos pela espaçonave Orion. Será, portanto, a viagem mais próxima do satélite natural da Terra desde a Apollo 17, em 1972.

A tripulação da Artemis II deverá realizar manobras manuais antes de voltar ao solo. Além disso, a nave Orion usará a gravidade da Terra para fazer um voo sem propulsão que deverá durar quatro dias e encerrar com um mergulho no mar.

Caso a missão seja bem-sucedida, a ideia da NASA é investir em outras viagens tripuladas, que poderão ocorrer por volta de uma vez por ano.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: