A vulnerabilidade dos bebês não é uma desvantagem evolutiva, diz novo estudo

16/12/2023 às 07:002 min de leitura

Ao assistir a documentários sobre a natureza, é difícil não se impressionar com a fragilidade dos bebês humanos em comparação com outras espécies.

No entanto, um novo estudo publicado na resvista científica Nature sugere que a vulnerabilidade dos bebês não é uma desvantagem, mas sim uma vantagem evolutiva.

Altricialidade como estratégia evolutiva

Pássaros também são espécies altriciais. (Fonte: Getty Images)Pássaros também são espécies altriciais. (Fonte: Getty Images)

A altricialidade refere-se ao estado de desenvolvimento de filhotes nascidos em um estágio imaturo e dependente, exigindo cuidados prolongados dos pais para atingir a maturidade. Outrora vista como uma desvantagem evolutiva, a altricialidade humana é agora reinterpretada como uma estratégia fundamental.

Segundo o novo estudo, a evolução favoreceu neonatos com cérebros menores no nascimento, proporcionando uma janela estendida para o desenvolvimento cerebral pós-natal. Isso sugere que a fragilidade dos bebês humanos é, na verdade, uma estratégia adaptativa que promove um crescimento cerebral prolongado.

Assim, os pesquisadores mergulharam nas complexas interações entre a evolução do tamanho do cérebro humano e as mudanças biomecânicas resultantes da adaptação à bipedalidade. A questão central abordada é se a aparente vulnerabilidade dos bebês humanos é uma consequência inevitável de compromissos evolutivos necessários para enfrentar as demandas energéticas e as restrições do canal de nascimento.

Uma hipótese fascinante sugere que as exigências energéticas fetais no final da gravidez atingem níveis tão elevados que estender a gestação além das 40 semanas se torna insustentável. Dessa forma, o estudo explora como essas demandas energéticas moldaram a evolução da altricialidade nos bebês humanos, destacando a complexidade dos fatores envolvidos.

Plasticidade cerebral e adaptação ambiental

Os pesquisadores destacam de maneira abrangente a notável plasticidade cerebral associada à altricialidade humana. Ao oferecer uma análise aprofundada, o estudo explora como essa plasticidade proporciona aos bebês humanos habilidades de aprendizagem excepcionais, flexibilidade comportamental e uma capacidade única de transmitir conhecimento cultural. A vulnerabilidade aparente dos recém-nascidos emerge como uma estratégia adaptativa para moldar circuitos neurais de acordo conforme as nuances do ambiente pós-natal.

Desafiando conceitos convencionais

Ao abranger a comparação do desenvolvimento cerebral de bebês humanos com 140 espécies de mamíferos placentários, os resultados revelam uma complexidade fascinante. Contrariando a ideia convencional, os bebês humanos não são singularmente indefesos. Eles seguem um caminho de desenvolvimento distintivo que não apenas se destaca entre os primatas, mas desafia e enriquece as noções tradicionais sobre o desenvolvimento infantil em contextos evolutivos.

Ao desvendar os mistérios por trás da fragilidade dos bebês humanos, o estudo desafia a concepção tradicional de que a infância prolongada é uma desvantagem evolutiva. Nossos bebês têm muito a aprender, sim, mas a altricialidade revela-se uma estratégia evolutiva eficaz, proporcionando vantagens cognitivas únicas. Portanto, ao invés de nos concentrarmos na falta de defesa aparente, devemos apreciar a complexidade e as vantagens evolutivas por trás da infância humana.