Seja o primeiro a compartilhar

O que é SCOBY e como é possível fazer refrigerante com ele

Recentemente, uma bebida probiótica tem sido anunciada nas lojas de produtos orgânicos como um refrigerante alternativo. Chamada de "kombucha", ela é encontrada em uma variedade infinita de sabores e cores, com toques pessoais da pessoa que prepara: existem kombuchas mais doces, ou com especiarias, ou frutas.

Fonte: Lar Doce Lar/ReproduçãoFonte: Lar Doce Lar/Reprodução

Porém, uma coisa une todas as kombuchas: a sua base de preparo, chamada SCOBY, que se constitui a partir da fermentação de chá adocicado por uma colônia de bactérias e leveduras. Inicial de Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast, ou Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras em português, o SCOBY é a kombucha mãe, ou cogumelo de kombucha ou cogumelo mãe.

O preparo é parecido com o do iogurte caseiro ou do Kefir, com a diferença do ingrediente base que, no caso da kombucha, é o chá preto em vez do leite. O SCOBY é uma comunidade de mais de 30 tipos de bactérias e leveduras distintas, que vivem em simbiose harmônica, e se alimentam do nosso chá e açúcar, dando em retorno várias coisas, como ácido lático, acético, enzimas e vitaminas. 

Onde consigo SCOBY para fazer meu refrigerante?

Fonte: Prana Tea/DivulgaçãoFonte: Prana Tea/Divulgação

Como acontece com a maioria de produtos cultivados por entusiastas de alimentos probióticos, o SCOBY geralmente não é vendido, mas doado. Um dos motivos disso é que a reprodução da cultura é muito fácil e rapidíssima. Por isso, sempre estão disponíveis muitos anúncios de doações dessas bactérias em redes sociais, como o Facebook. Mas a forma desidratada pode ser encontrada para compra na internet.

Quem preferir fazer o seu próprio SCOBY, basta misturar os ingredientes:

  • 200ml de kombucha sem sabor comprada pronto (sem nenhum tipo de saborizante ou aromatizante) com muitos sedimentos no fundo da garrafa;
  • 1,5 litro de água mineral ou filtrada;
  • 10 saquinhos de chá preto;
  • 100 gramas de açúcar demerara ou mascavo (preferencialmente orgânico);
  • 1 pote de pelo menos 1 litro para fermentar, com boca larga que ermita a passagem de uma mão;
  • 1 garrafa pet de pelo menos 1 litro para o envase;
  • Frutas ou especiarias para saborizar.

É importante destacar que a kombucha não é nenhum tipo de remédio, nem chá emagrecedor, nem detox, mas somente uma alternativa saudável a um refrigerante.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER