publicidade

Você sabe o que são aquelas bolinhas fedidas que aparecem na garganta?

14/09/2017 às 09:302 min de leitura

Sabe aquelas bolinhas esbranquiçadas que de vez em quando aparecem na garganta? Não estamos falando de placas de pus que podem surgir durante infecções mais sérias, como seria o caso de uma amigdalite, por exemplo, mas daquelas bolotinhas pastosas e fedidas que se formam nas amígdalas e que geralmente são expelidas quando tossimos ou espirramos. Sabe quais?

cáseos ou bolinhas na gargantaEssas são as bolotinhas das quais estamos falando! (Wikimedia Commons/Glacko2021)

Então! Essas bolinhas, caso você não saiba, também são conhecidas como cáseos amigdalianos, tonsilólitos ou caseum, e não são nada com o que você deva se preocupar. De acordo com Alina Bradford, do site Live Science, basicamente, as bolotinhas consistem em acúmulos benignos de restos de tecidos, alimentos e bactérias nas reentrâncias que existem nas amígdalas.

Por que elas aparecem?

Conforme explicamos em uma matéria anterior aqui do Mega Curioso, as amígdalas são aglomerados de tecido linfático que entram em ação quando inalamos ou engolimos agentes que podem causar doenças, ativando o sistema imunológico. Além disso, essas estruturas funcionam como uma espécie de barreira de proteção que evita que partículas, fragmentos de comida e outros objetos viagem pelo sistema respiratório e cheguem aos pulmões.

Pessoa mostrando cáseosOlha os fedidinhos aí! (Fast Tonsill Stones Cure)

Segundo Alina, com o passar do tempo, esses fragmentos todos, juntamente com células mortas e bactérias, vão se acumulando nas cavidades presentes nas amígdalas. Então, o nosso organismo envia glóbulos brancos para atacar esses corpos estranhos, e quando essas células imunológicas terminar o “serviço”, o que fica para trás são partículas mais consistentes.

Na maioria das vezes, nós simplesmente engolimos esses “restos de batalha” — eca! — sem nem perceber. Mas, se os fragmentos ficarem alojados nas reentrâncias das amígdalas (ou grutas), eles podem ir aumentando de tamanho até virarem as tais bolinhas fedidas.

Inquilinas indesejáveis

De acordo com Alina, os cáseos são mais comuns em crianças e adolescentes, mas podem afetar pessoas de todas as idades. Sua presença nas amígdalas pode causar um pouco de irritação e vermelhidão, e outro sintoma bastante comum é o mau hálito — resultado da ação das bactérias que se proliferam nas bolotinhas.

Pessoa com mau hálitoO mau hálito é um dos sintomas dos cáseos (Tonsil Stone Remedies)

Infelizmente não há muita coisa que possamos fazer para impedir que os cáseos se formem, mas uma forma de ajudar a evitar que eles apareçam é manter uma boa higiene bucal — isto é, escovando os dentes após as refeições, passando fio dental diariamente e não se esquecendo de dar aquele trato na língua também para evitar a proliferação de bactérias!

Conforme mencionamos no início da matéria, os cáseos geralmente são expelidos quando tossimos ou espirramos. Entretanto, é possível removê-los com a ajuda de um cotonete, bastãozinho e, se você não morrer de náuseas, com a ajuda de uma escova de dente com cerdas bem macias. Os gargarejos com enxaguantes bucais ou uma solução de água oxigenada diluída em água também pode ajudar a desalojar as bolinhas e, em casos muito — muito — extremos, um especialista pode sugerir a remoção das amígdalas.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: