Colar de eucalipto previne a covid-19? A Indonésia diz que sim...

09/07/2020 às 12:002 min de leitura

Será que a cura para a pandemia de covid-19 estava o tempo todo nas plantas e a gente não sabia? Representantes do Balitbangtan, um órgão de pesquisa e desenvolvimento ligado ao Ministério da Agricultura da Indonésia, estão dizendo que sim. 

Recentemente, o órgão anunciou a criação de um colar de eucalipto que, supostamente, é capaz de matar o novo coronavírus. Mas as afirmações não param por aí: o Ministro da Agricultura, Syahrul Yasin Limpo, diz que o uso do colar apenas por 15 minutos mata 42% dos vírus e que usando o acessório por meia hora a efetividade dobra. 

O colar (ou seria crachá?) de eucalipto do governo da Indonésia (Fonte:Oddity Central/Reprodução)O colar (ou seria crachá?) de eucalipto do governo da Indonésia (Fonte:Oddity Central/Reprodução)

Representante do Balitbangtan usando o crachá milagroso(Fonte: Oddity Central/Reprodução)Representante do Balitbangtan usando o crachá milagroso(Fonte: Oddity Central/Reprodução)

Os representantes do Balitbangtan dizem que estudaram mais de 700 espécies de eucalipto para escolher a tal planta milagrosa que mata 80% dos vírus em meia hora. Segundo eles, 20 funcionários do órgão com covid-19 testaram o tal colar de eucalipto — que, na real, mais parece um crachá — e afirmaram se sentir melhores. 

O órgão diz, ainda, que o colar de eucalipto mata não apenas o novo coronavírus Sars-CoV-2, mas também o H5N1 e outros tipos de coronavírus. Colarzinho poderoso, não?

O Ministério da Agricultura da Indonésia acredita tanto nos poderes curativos da planta que já encomendou uma linha completa de produtos de eucalipto, incluindo inaladores, roll-on e outros acessórios. Segundo os representantes do órgão, a produção em massa dos produtos começa em agosto. 

Segura a empolgação, Balitbangtan...

Como a gente já observou em outros casos de promessas de "curas milagrosas" para a covid-19 — alguém aí falou em cloroquina? —, os cientistas veem a notícia com ceticismo. Mas a cloroquina, embora não tenha sua eficácia contra o novo coronavírus comprovada pela ciência, pelo menos é um remédio, né? O tal colar de eucalipto do governo da Indonésia parece ainda mais difícil de acreditar...

Governo da Indonésia vai lançar linha completa de produtos com eucalipto (Fonte: Oddity Central/Reprodução)Governo da Indonésia vai lançar linha completa de produtos com eucalipto (Fonte: Oddity Central/Reprodução)

Por isso, diversos cientistas do país já declararam que o governo deveria ser mais cauteloso e não prometer uma cura para a covid-19 dessa forma. "A gente sabe que o mundo ainda não encontrou uma cura para a doença. Eu acredito que seria sensato não espalhar mais afirmações para uma sociedade em pânico", disse Herawati Sudoyo, diretor do Eijkman Institute for Molecular Biology, em Jakarta, para um jornal da cidade.  

Até porque, segundo os cientistas ouvidos pelo Jakarta Post, mesmo que alguma espécie de eucalipto se mostrasse eficaz contra a covid-19, seriam necessárias mais pesquisas para isolar os componentes químicos que têm esse efeito e procurar as melhores formas de utilizá-los em medicamentos. Muito mais do que apenas jogar tudo num colar milagroso e sair distribuindo para todo mundo, né?

Agora, se você quer ler notícias positivas sobre o coronavírus nas quais você pode acreditar — e não, elas não incluem uma cura definitiva para a doença, infelizmente... — você pode clicar nesse link e conferir todas as matérias que o Mega Curioso está publicando sobre o assunto.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: