Por que tomar café 'solta' o intestino?

05/12/2021 às 06:002 min de leitura

A inflação tem encarecido o valor do café da manhã dos brasileiros —  a alta nos preços dos últimos 12 meses já soma 9,4%. Sendo assim, não é exagero dizer que muita gente está tendo dores de cabeça quando o assunto é o café. Contudo, existem pessoas que estão em uma situação pior: aquelas que, além da dor de cabeça, têm dores de barriga.

Já é de conhecimento popular que apenas uma xícara de café é o suficiente para prender alguém ao banheiro, pois a bebida teria efeito laxativo. Mas será que isso tem algum embasamento científico?

Cientistas tentam entender o fato      

Em 2019, cientistas apresentaram dados interessantes sobre a relação do café com as fezes durante a conferência Digestive Disease Week, realizada nos Estados Unidos. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Texas deram café a ratos de laboratório durante 3 dias.

Cientistas derem café a ratos de laboratório e perceberam que os movimentos intestinais se intensificaramCientistas derem café a ratos de laboratório e perceberam que os movimentos intestinais se intensificaram.

Os ratos foram divididos em dois grupos: os que tomaram café descafeinado e os que tomaram o comum. Feito isso, os cientistas analisaram os movimentos dos músculos abdominais dos roedores.

A conclusão do estudo foi a seguinte: tanto o intestino delgado quanto o grosso desses ratos se contraíam com mais facilidade após o consumo de café — o que permitiu aos alimentos se movimentarem mais facilmente pelos órgãos. Contudo, o mesmo efeito foi encontrado nos dois grupos de cobaias: cafeínados e descafeinados. Isso indicou que o efeito não estava relacionado à cafeína.

No entanto, os pesquisadores da Universidade do Texas decidiram também analisar as fezes dos ratinhos para entender se elas tinham alguma alteração em comparação com as fezes dos ratos que não ingeriram café.

Para a surpresa dos cientistas, o cocô dos roedores que tomaram a bebida apresentava uma concentração menor de bactérias, o que pode sugerir que o café talvez tenha alguma propriedade antibacteriana.

Movimento independente do café

Como se sabe, alguns órgãos do corpo humano se movimentam de forma independente, como o coração e os intestinos. A essa capacidade de movimentação damos o nome de “motilidade”.

Sendo assim, a motilidade intestinal ocorre independentemente da pessoa tomar ou não café. Contudo, algumas substâncias, como laxantes, podem incentivar esse movimento, facilitando a evacuação.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Um segundo estudo, desenvolvido por pesquisadores do Royal Hallamshire Hospital, em 1990, sugere que o café pode, sim, ter efeito sobre o colón. Nesse estudo, é possível ter uma estimativa do número de pessoas que costuma precisar ir ao banheiro após um cafezinho: 30% das pessoas que participaram da pesquisa.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: