Qual é a diferença entre 'atividade física' e 'exercício físico'?

07/06/2022 às 13:002 min de leitura

Exercícios são uma parte natural da rotina de uma pessoa saudável, sendo extremamente relevante para manter o corpo em dia, queimar calorias e mandar o sedentarismo embora. Seja uma corrida pelo parque, a prática de um esporte com amigos ou a musculação na academia, é sempre bom estar fazendo alguma coisa.

Porém, existem pessoas que são fisicamente ativas por 30 minutos no dia e passam o resto de suas jornadas sem movimentar praticamente nem um músculo. Essa tendência é chamada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de inatividade física — um fator que contribuiu para o surgimento de doenças crônicas e é a quarta principal causa de mortes no mundo. Portanto, você quer saber como ser fisicamente ativo? Fique de olho nos seguintes fatores.

Separação de categorias

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Quando o assunto é realizar exercícios diariamente, muitas pessoas confundem esse termo com atividade física. Então, qual seria a real diferença entre um exercício físico e uma atividade física? Entenda:

  • Atividade física: o nome do movimento realizado pelos nossos músculos esqueléticos e que requer energia do nosso corpo. Sendo assim, praticamente todo movimento que realizamos, de acordo com os especialistas, já é uma atividade física.
  • Exercício físico: por outro lado, o exercício físico é o nome dado para todo tipo de movimento planejado, estruturado, repetitivo e intencional. São práticas voltadas para a melhora na performance e na aptidão física, sendo uma subcategoria da atividade física.

Em geral, toda atividade física faz bem para o nosso corpo e para o bem-estar geral. Entretanto, o exercício físico costuma trazer mais benefícios em questão de aprimoramento da força muscular, aptidão cardiorrespiratória, flexibilidade física e composição do corpo. 

Criando um corpo ativo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Agora que você sabe qual a diferença entre uma atividade física e um exercício físico, chegou a hora de aprender a como ter um corpo ativo. No fim das contas, fazer um único tipo de atividade pode ser suficiente para desenvolver uma excelente saúde com o passar dos anos.

Mesmo assim, o ideal é que você consiga combinar várias delas para melhorar ainda mais a sua aptidão física. Você pode optar por caminhar até o supermercado, levar seu cachorro para passear, andar de bicicleta ou simplesmente realizar todas essas ações com certa frequência. Nesses casos, quanto mais opções você tiver, melhor!

Atividades físicas são ótimas não só para a construção de um corpo mais saudável, como também é parte importante da nossa saúde mental. No entanto, especialistas ressaltam que o aspecto mais importante de todos é o fortalecimento do sistema cardiovascular. Ao nos exercitamos, diminuímos consideravelmente as chances de desenvolvermos doenças cardíacas e prolongamos nossas vidas.

Portanto, se você está tentando decidir qual deve ser o próximo passo na sua vida, chegou a hora de levantar da cadeira e começar a balançar o esqueleto. Combine um pouco de exercícios programados com outras atividades regulares e você verá a sua qualidade de vida crescer diariamente.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: