Artes/cultura
22/05/2023 às 10:00•2 min de leitura
Às vezes, uma simples ida ao banheiro pode se tornar uma situação extremamente assustadora. Ao terminar o "serviço," pode haver a inesperada presença de sangue no papel higiênico ou, pior ainda, no vaso sanitário.
Nessa hora, um verdadeiro filme de terror pode passar pela nossa cabeça, geralmente levando a ideias terríveis como um potencial câncer e até a morte. Mas vamos com calma: a causa de sangue nas fezes nem sempre é algo grave.
São muitas as possibilidades que podem resultar na presença de sangue no papel higiênico. Até mesmo o atrito do papel contra a pele do ânus pode causar pequenas feridas que, consequentemente, mancham o papel com o característico vermelho vivo. Esta situação é bastante frequente em pessoas que sofrem de hemorroidas ou fissura anal, ambos problemas que podem ser facilmente tratados.
Sangue no cocô pode assustar, mas nem sempre a causa é grave
A coisa começa a complicar um pouco quando há presença de sangue no vaso sanitário ou nas próprias fezes. Caso perceba que a coloração das fezes está diferente do habitual marrom, é hora de ligar o alerta. Cocô muito escuro pode ser sinal de sangramento gastrointestinal superior, isto é, pode haver algum tipo de ferimento ou alteração no começo do intestino, no estômago, esôfago e até na garganta.
Caso as fezes estejam apresentando um tom de vermelho mais vivo, pode se tratar de sangramento gastrointestinal inferior, podendo ocorrer no intestino delgado, intestino grosso, reto ou ânus. Existe ainda a possibilidade de a coloração ser resultado do consumo de beterrabas, então é bom também levar isto em consideração.
A melhor forma de prevenir o sangramento nas fezes é ingerir bastante água ao logo do dia e consumir alimentos ricos em fibras. Sem isto, o cocô tende a ficar desidratado e duro, podendo causar lesões na parede do intestino, no reto e no ânus.
A prática de exercícios e boas noites de sono também contribuem para o bom funcionamento do trato digestivo. Além disso, evite fazer muita força na hora de evacuar. Caso bata a vontade de ir ao banheiro mas nada saia nos primeiros instantes, evite ficar sentado por muito tempo no vaso sanitário. Levante-se e retorne outra hora, quando a vontade bater novamente.
Como explica a dra. Maria Helena Varella Bruna, certos grupos de pessoas devem ficar ainda mais atentos a sangramentos nas fezes. Aqueles acima dos 50 anos de idade e/ou com histórico familiar de câncer do cólon e do reto devem buscar diagnóstico especialmente quando há sangue vivo nas fezes.
Pessoas com mais de 50 anos de idade ou com histórico de câncer na família devem procurar um médico se perceberem sangue nas fezes
Embora hemorroidas sejam uma das causas mais frequentes de sangramento nas fezes, existem outras possíveis causas que precisam ser investigadas e afastadas. Sentir dores, ardor ou outros sintomas acompanhados de sangue nas fezes pode ser sinal de problemas sérios no trato gastrointestinal.
Ainda segundo Varella Bruna, deve-se procurar um médico "imediatamente na ocorrência de qualquer sangramento anal repentino ou persistente acompanhado de ardor, ou de outros sintomas."