4 atividades cotidianas que você pode estar fazendo da forma errada

25/02/2013 às 12:123 min de leitura

Existem algumas atividades que a maioria de nós — assim esperamos! — realiza todos os dias, e por terem se tornado tão corriqueiras, nem sequer prestamos mais atenção nelas. O pessoal do site CRACKED.com publicou uma lista de ações cotidianas — como dormir, tomar banho, escovar os dentes e até mesmo respirar — que, por serem tão automáticas e comuns, podem estar sendo executadas da forma equivocada, e você pode conferir quatro delas a seguir:

Tomar banho

Fonte da imagem: shutterstock

Se você é adepto a longos banhos com água bem quente, durante os quais você esfrega a pele com grandes quantidades de sabão e uma bucha que mais parece uma lixa, saiba que você está realizando essa mundana atividade da maneira errada. Essa combinação de fatores pode eliminar a camada protetora da pele, que serve como uma barreira de proteção contra a ação do ambiente, tornando o organismo mais suscetível a algumas infecções.

Durante o banho, não estamos matando bactérias ou outros microrganismos presentes na pele, mas simplesmente movendo-os pelo nosso corpo. E apesar de existirem produtos bactericidas para aniquilar “inquilinos indesejados”, o uso frequente não é muito indicado. A recomendação é tomar banho com água morna ou fria e usar sabonete neutro — ou até não usar nenhum! —, aplicando uma camada de hidratante na pele logo depois.

Além disso, parece que o costume que herdamos dos índios — de tomar vários banhos ao dia — também ajuda a eliminar essa importante camada protetora da pele. Portanto, segundo os especialistas, um banho por dia é mais do que suficiente. E nunca se esqueça de se secar direitinho, pois locais úmidos e pouco expostos são perfeitos para a proliferação de microrganismos.

Respirar

Fonte da imagem: pixabay

Quando você respira fundo, qual é a região do seu tronco que fica mais cheia de ar, a do peito ou da barriga? Se você respondeu que é a região do peito a que fica mais inflada, isso significa que você não está respirando direito, utilizando apenas a porção superior dos pulmões. Na verdade, todos deveríamos expandir mais o diafragma — músculo que fica localizado logo abaixo dos pulmões que separa a cavidade torácica da abdominal —, distendendo mais a região da barriga.

Respirar mal pode ocasionar uma série de problemas — como dores de cabeça, fatiga, ansiedade etc. —, já que, ao utilizar apenas uma parte dos pulmões, a oxigenação dos órgãos ocorre de forma menos eficiente. Contudo, é possível aprender a respirar corretamente, e para isso basta um pouco de treino e atenção.

Assim, tente realizar inspirações profundas, inflando a região inferior do abdome, e contraindo a musculatura dessa área quando realizar a expiração. Essa técnica, além de permitir que você oxigene melhor os seus órgãos internos, também fortalecerá o diafragma e, depois de algum tempo, se tornará automática. Além disso, os especialistas garantem que respirar corretamente pode ajudar a manter a pressão sob controle e a melhorar a performance durante os exercícios físicos.

Dormir

Fonte da imagem: pixabay

Você é daqueles que dormem a noite inteira sem problemas ou costuma acordar várias vezes durante o sono? A noção de que o ideal é dormir oito horas ininterruptas por dia surgiu bem recentemente, pois no passado o costume era acordar várias vezes no meio do período de descanso para fazer uma série de coisas, que variavam entre ler, meditar, fazer sexo e até visitas. Qualquer coisa, exceto entrar em pânico por estar sofrendo de insônia, como ocorre hoje em dia.

Além disso, a luz artificial foi, pouco a pouco, alterando o nosso padrão de sono, empurrando a nossa hora de ir para a cama para cada vez mais tarde, tornando os nossos períodos de descanso cada vez mais curtos e compactos. Entretanto, em vez de voltar a viver sem eletricidade ou tentar mudar seus hábitos, cada vez que você acordar no meio da noite, procure ficar calmo e não se preocupar demais com o assunto, e tente pegar mais uma vez no sono.

Escovar os dentes

Fonte da imagem: pixabay

Você deve ter crescido ouvindo que o correto é escovar os dentes após cada refeição. Entretanto, segundo alguns especialistas, essa nossa obsessão em querer manter os dentes limpos e o hálito constantemente puro pode, na verdade, provocar uma deterioração geral da saúde oral, o aumento no número de cáries e até causar a eventual perda de dentes.

Contudo, de acordo com alguns especialistas, o recomendado — especialmente para crianças entre os 5 e 10 anos de idade — é não escovar os dentes depois de cada refeição, pois a acidez presente em alimentos e bebidas pode tornar o esmalte dos dentes mais vulnerável, e eliminar esses fragmentos logo depois de comer pode deixar o caminho livre para a ação das bactérias que provocam as cáries.

Ou seja, não eliminar os restos de comida logo depois de comer — eca! — faz menos mal do que escovar os dentes. Mas isso não significa que você deve aposentar a sua escova e o fio dental! A recomendação é escovar os dentes duas vezes ao dia, de preferência antes de comer ou beber qualquer coisa ou bem depois de qualquer refeição. Além disso, prefira uma escova de cerdas macias, e encare a escovação mais como uma massagem do que como uma faxina dental.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: